Jateí (MS) – Internas do Estabelecimento Penal Feminino “Luiz Pereira da Silva”, em Jateí, concluíram o curso “Informática Avançada”, que finaliza o último módulo de aprendizado na área. A capacitação foi continuidade dos ensinamentos realizados no final do último ano em “Informática Básica”. Ao todo, nove internas foram qualificadas nas duas etapas do curso.
As aulas foram oferecidas por meio da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).
Com carga horária total de 32 horas, o objetivo do curso foi promover o estudo sobre a importância e solução para o uso de novas tecnologias da informação, além de reconhecer o implemento destes recursos para o desenvolvimento tecnológico informatizado.
Segundo a diretora da unidade, Solange Pereira da Silva, as qualificações ministradas para as reeducandas são de extrema importância e ampliam as possibilidades de reinserção social. “A especialização em informática oferece ainda um diferencial para conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, pontua a diretora.
Os cursos profissionalizantes ofertados a custodiados da Agepen são coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Educação, que acompanha as ações de parceria, atuando junto às instituições e estabelecimentos penais no fornecimento de suporte às capacitações.
Conforme o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, além do aprendizado, os detentos que participam das qualificações oferecidas dentro das unidades penais recebem remição da pena, conforme estabelece a Lei de Execução Penal. “Além de tirar a ociosidade, as qualificações contribuem na mudança de valores e comportamentos, o que reflete na redução da reincidência criminal”, destaca.
Texto: Tatyane Santinoni.