Com incremento de 13% na capacidade de vagas do regime fechado masculino de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado inaugura nesta quinta-feira (19.8), às 15h, a Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, na capital.
A cerimônia contará com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; a diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Maria Matos Ferreira Fogaça; o Governador Reinaldo Azambuja; entre outras autoridades.
Com área de 6.982 m² e investimentos de R$ 18,5 milhões, a unidade penitenciária foi construída por meio de parceria entre Estado e União. Com a inauguração, serão abertas 603 novas vagas no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Essa é uma realização do Governo do Estado, juntamente com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Com a inauguração desta unidade, o Estado terá um incremento de 13% na capacidade de vagas no regime fechado masculino, onde há maior demanda de custodiados.
A nova unidade da Gameleira conta com guaritas, módulo de administração e agentes, módulo de revista, portaria externa, guarda externa, módulo educacional, módulo para triagem, inclusão e isolamento, módulo de saúde, espaço de vivência coletiva, módulo de serviço, reservatório, cisterna, lixeira, área externa, casa de gás, muralha e alambrado.
A penitenciária já se encontra equipada, com investimento na ordem de R$ 490 mil entre mobiliário, eletrodomésticos, equipamentos de áudio, vídeo, foto e informática, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Também já foi providenciada uniformização para todos os custodiados a serem alojados neste estabelecimento prisional.
Ao todo, a penitenciária possui 78 celas divididas em três pavilhões; um pavilhão com 11 celas da saúde e 12 celas disciplinares.
O presídio de regime fechado possui como diretor e diretor-adjunto nomeados, os agentes Maycon Roslen de Melo e Leoney Martins Duarte Barbosa, respectivamente. Os servidores penitenciários estão à frente da organização da rotina de segurança e administrativa do local.
A unidade será a segunda do sistema penitenciário estadual a ser totalmente operacionalizada pelos servidores de carreira da Agepen, que cuidarão desde a segurança interna à vigilância das muralhas.
Para sua ativação, será realizada a lotação dos agentes penitenciários na unidade, bem como treinamento destes servidores, promovido pela Escola Penitenciária através de instrutores altamente capacitados integrantes do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), com o apoio do Depen, através da Penitenciária Federal de Campo Grande.
Foto de capa: Chico Ribeiro