Jateí (MS) – O Estabelecimento Penal Feminino Luiz Pereira da Silva, em Jateí, recebeu esta semana a visita do juiz titular da Vara de Execução do Interior (VEPIn) Luiz Felipe Medeiros Vieira, e classificou a unidade como referência. “O presídio está em situação muito boa diante do cenário nacional, embora o número de presas esteja acima da capacidade, tem trabalho, tem estudo, tem curso e convênio para a ressocialização das detentas”, elogiou o magistrado, que esteve na cidade com a Carreta da Justiça.
O titular da VEPIn destacou como exemplo a parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Prefeitura de Jateí, Ministério Público e Poder Judiciário, através da qual as custodiadas, mesmo em cumprimento do regime fechado, atuam na limpeza urbana da cidade. “Além da remuneração, elas recebem remição de pena de um dia a menos de prisão a cada 3 dias trabalhados”, ressaltou o juiz. Ele parabenizou ainda que, atualmente com 66 internas, o presídio também oferece aulas de alfabetização, cursos do Senar de artesanato, agricultura, alimentação e nutrição, entre outros.
Questionado sobre a visita, mais de uma vez o magistrado destacou que a situação carcerária do país é muito ruim, contudo, o Estabelecimento Penal de Jateí pode ser considerado um dos melhores presídios em Mato Grosso do Sul. “Eu diria que esse trabalho de ressocialização é exemplar”, concluiu.
As reeducandas foram entrevistadas individualmente pelo juiz, que acompanhou de perto as rotinas existentes no estabelecimento penal e ganhou uma bonita toalha bordada pelas internas. “Todas são assistidas pelo defensor público e a maior angústia que notei ali foi nas presas que têm filhos: elas esperam para saber se terão direito a regime domiciliar, já que a maioria é mãe e quer passar o Natal com os filhos”, finalizou Luiz Felipe.
Com informações e fotos do TJMS.