O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Rodrigo Rossi Maiorchini, se reuniu na manhã desta quinta-feira (16.3) com o diretor do Instituto de Identificação, Márcio Cristiano Paroba, com o objetivo de alinhar as estratégias para o início do cadastramento dos policiais penais de Mato Grosso do Sul para emissão da Identidade Funcional.
Durante a reunião, ficou acertado que a agência penitenciária se organizará para adiantar todo o cadastramento necessário dos servidores para, posteriormente, ser feito o processo de coleta de digital e fotografia necessárias à emissão do documento.
O dirigente da Agepen esclareceu que a padronização da Identidade Funcional será oficializada no Diário Oficial do Estado, cujo processo legal está sendo encaminhado para a Conleg-MS (Consultoria Legislativa de Mato Grosso do Sul) para as deliberações necessárias. O documento seguirá o padrão das demais forças de segurança do estado e os recursos para a emissão já estão garantidos junto ao Instituto de Identificação.
“Nesse primeiro momento, iremos adiantar toda essa parte burocrática junto aos servidores, no sentido de agilizarmos o processo, já que a funcional é uma demanda importante e queremos atender o mais breve possível”, destacou Rodrigo.
A intenção é que nos próximos dias os servidores comecem a ser orientados sobre quais documentos necessários para o envio e de que forma deverão proceder. Para isso, haverá ampla divulgação aos profissionais.
A direção da Agepen também já alinhou com o Instituto de Identificação de que forma será realizado o processo de coleta de imagens e digitais na capital e interior do estado, para facilitar e agilizar os atendimentos aos policiais penais.
Também participaram da reunião o assessor jurídico do Instituto de Identificação, Pedro Pereira, e os servidores da Agepen: Pedro Alosio Viol (chefe do Núcleo de Informática), Anderson Moreno e Juliana Priscila da Silva Oliveira (Assessoria da Presidência).