Uma ação rápida e coordenada da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul frustrou na última quinta-feira (1º.5), uma tentativa audaciosa de envio de drogas à PED (Penitenciária Estadual de Dourados) por meio de um drone. A ocorrência, registrada por volta das 9h30, mobilizou o corpo de segurança da unidade e reforçou a eficiência do trabalho preventivo e de vigilância dos policiais penais.
O flagrante teve início quando um policial penal da torre de segurança avistou um drone sobrevoando a unidade prisional, com um objeto pendurado. O equipamento lançou o volume sobre o Raio II do presídio, que caiu na Ala A, onde estavam apenas reeducandos responsáveis por atividades de manutenção.
De imediato, os policiais penais acionaram a sirene de alerta e colocaram em prática o protocolo de segurança. Todos os internos foram recolhidos às celas para que o objeto fosse averiguado. Tratava-se de uma caixa de isopor, amarrada com barbantes e presa a uma haste de bambu, contendo cerca de 305 gramas de maconha.
Durante as diligências de varredura no entorno da penitenciária, a Polícia Penal localizou uma motocicleta tipo Biz, modelo importado e sem placa de identificação, escondida em meio a uma plantação de milho nas margens da BR-376. O veículo estava camuflado com folhas e palhas, ao lado de um capacete e de embalagens semelhantes às usadas para o transporte do entorpecente.
As buscas continuaram com o apoio da Polícia Militar, quando dois indivíduos foram avistados portando um drone. Eles não obedeceram à ordem de parada e fugiram pela plantação, não sendo localizados, apesar da varredura intensiva realizada na região.
Todos os materiais apreendidos foram encaminhados à DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário para as providências legais.
Para a direção da PED, “a ação reforça o comprometimento da Polícia Penal com a segurança e o enfrentamento aos meios ilícitos de abastecimento interno de drogas, demonstrando preparo técnico, vigilância constante e agilidade nas respostas frente às tentativas de burlar o sistema prisional”.