Duas unidades penais de Mato Grosso do Sul irão receber, a partir de segunda-feira (14.7), a 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional, uma iniciativa inédita que promove o acesso à cultura e à reflexão crítica entre pessoas privadas de liberdade.
O projeto integra a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o tema “Viver com dignidade é direito humano”. No estado, é organizado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da sua Diretoria de Assistência Penitenciária, com coordenação da Divisão de Assistência Educacional. A Ação tem o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
A ação acontecerá na Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, nos dias 14 e 15 de julho, com solenidade oficial de abertura no primeiro dia, a partir das 8h30, e no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, nos dias 16 e 17 de julho, ambos localizados em Campo Grande. Ao todo, 70 custodiados, entre homens e mulheres, participarão da Mostra.
Com a exibição de curtas-metragens e realização de rodas de conversa, a Mostra tem como objetivo estimular o pensamento crítico, o diálogo e a valorização da dignidade humana. Os filmes possuem duração média de 18 a 20 minutos e serão seguidos de debates educativos conduzidos por representante da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).
A participação é voluntária e poderá gerar o benefício de remição de pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal. A atividade também compõe o Plano Nacional Pena Justa, que busca ampliar o acesso à cultura, educação e cidadania no sistema prisional.