A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da Espen (Escola Penitenciária), informa que estão abertas as inscrições para o 51º CAVE (Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta), que será realizado entre os dias 1º e 5 de setembro de 2025, em Campo Grande. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas para policiais penais
As inscrições estarão abertas até as 11h30 do dia 20 deste mês de agosto, e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal da Espen: https://www.cursos.ms.gov.br/espen. O processo deve ser feito pelo próprio servidor, por meio do envio do Termo de Autorização (clique aqui) e anexada no momento da inscrição, com a devida anuência do diretor da unidade.
Critérios para participação
Para participar do curso, o servidor deve atender aos seguintes requisitos:
- Estar apto psicologicamente para porte e uso de arma de fogo, conforme previsto nos editais de concurso a partir de 2006.
- Não estar de atestado médico, em gozo de férias ou em tratamento psicológico/psiquiátrico durante o período do curso.
- Não ter sido considerado inapto em teste psicológico realizado pela Agepen. Caso tenha sido, deve apresentar novo laudo psicológico emitido por profissional credenciado pela Polícia Federal, anexado em formato PDF no momento da inscrição, via Portal da Espen.
- Apresentar certificado do curso “Proteção a Direitos Humanos: Prevenção e Proibição da Tortura”, disponível no site da ENAP (clique aqui para acessar). O certificado deve ser enviado exclusivamente por e-mail até o dia 2 de setembro de 2025, para: escolapenitenciaria@agepen.ms.gov.br.
Capacitação estratégica
O curso CAVE é voltado ao aprimoramento técnico dos policiais penais de Mato Grosso do Sul, com foco na capacitação para o uso seguro e responsável de armamentos, bem como nas técnicas de vigilância e escolta de pessoas privadas de liberdade. A qualificação dos servidores representa a valorização profissional e o fortalecimento da segurança no sistema prisional.
Para mais informações entre em contato com a Espen pelo celular (67) 99194-0714.