Estão abertas as inscrições para o Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta (CAVE LII), que será realizado pela Escola Penitenciária, em Campo Grande, no período de 24 a 28 de novembro de 2025.
Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas, e o período de inscrição segue até às 11h30 do dia 12 de novembro de 2025. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal da ESPEN (https://www.cursos.ms.gov.br/espen), sendo necessário que o próprio servidor realize o cadastro e anexe a anuência do diretor da unidade no ato da inscrição.
O CAVE tem como objetivo capacitar os policiais penais nas áreas de armamento e tiro, vigilância e escolta, contribuindo para o aprimoramento técnico-operacional e o fortalecimento das ações de segurança no sistema prisional sul-mato-grossense.
Critérios para inscrição
Para participar do curso, o servidor deve atender aos seguintes requisitos:
-
Estar apto psicologicamente para o porte e uso de arma de fogo, conforme previsto nos editais de concurso de 2006 e posteriores;
-
Não estar afastado por motivo de saúde, em gozo de férias, ou em tratamento psicológico/psiquiátrico durante o período do curso;
-
Não ter sido considerado inapto em teste psicológico aplicado pela AGEPEN. Caso tenha sido, deverá realizar novo exame com psicólogo credenciado pela Polícia Federal, anexando o laudo em formato PDF no ato da inscrição, pelo próprio portal da ESPEN;
-
Encaminhar o certificado do curso “Proteção a Direitos Humanos: Prevenção e Proibição da Tortura”, disponível no site da ENAP (https://www.enap.gov.br/pt/busca?searchword=prote%C3%A7%C3%A3o+a+direitos+humanos%3A+proibi%C3%A7%C3%A3o+a+tortura+&tipo=), até o dia 25 de novembro de 2025, exclusivamente pelo e-mail escolapenitenciaria@agepen.ms.gov.br.
O curso é fundamental para o desenvolvimento das competências essenciais à atividade policial penal, garantindo a eficiência e a segurança nas ações operacionais do sistema prisional de Mato Grosso do Sul.
