Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), esclarece os fatos referentes à agressão de um servidor por um custodiado ocorrido no dia 14 último, no interior do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá, cuja ação, filmada pelas câmeras de segurança da unidade, passou a ser de conhecimento publico após a indevida divulgação das filmagens.
A agressão aconteceu quando o interno, que estava juntamente com outros no corredor, quis adentrar ao pavilhão administrativo sem autorização e foi questionado pelo agente, momento em que o custodiado o agrediu verbal e fisicamente, sendo contido por outros agentes que vieram em seu socorro.
O trabalho de contenção feito pelos agentes penitenciários obedeceu às normas de segurança preconizadas para casos como esse. E, como se pode notar pelas imagens, os agentes penitenciários não exageraram nos procedimentos, o que demonstra que estão preparados para desenvolver esse trabalho de contenção e controle e, assim, manter a ordem e segurança nas Unidades Penais do Estado.
Para o diretor-presidente da Agepen, Aílton Stropa Garcia, fatos como o ocorrido “demonstram as dificuldades decorrentes do ambiente prisional e que são bravamente enfrentadas pelos nossos agentes, que estão preparados para cumprir a sua missão, mesmo em um momento delicado da instituição, em que o número de servidores não é o ideal e precisa haver complementação mediante o cumprimento de horas extras”, sendo que está em andamento um concurso para prover 438 novas vagas.