Representando um momento histórico para os policiais penais de Mato Grosso do Sul, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) realizou, nesta quinta-feira (21.9), a entrega das primeiras identidades funcionais.
Para representar os demais servidores, foram chamados três profissionais que estão entre os mais antigos da instituição. “Decidimos que seriam os primeiros, até mesmo pelo valor histórico e pelo mérito de trabalho e reconhecimento à dedicação dessas quatro décadas de serviços prestados”, agradeceu o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.
O dirigente explicou que tornar a emissão do documento uma realidade é resultado de um trabalho de médio prazo, que demandou muito planejamento, detalhamento técnico e empenho dos profissionais envolvidos, tendo em vista que representa a identificação pessoal de uma carreira policial e todas as responsabilidades que isso acarreta.
Com 44 anos de serviços prestados à instituição, e mais antigo servidor da ativa, o policial penal Acir Rodrigues, formado na primeira turma de servidores, agradeceu à direção da Agepen pelo reconhecimento à história de trabalho dos pioneiros, que acompanharam toda a evolução do sistema penitenciário do estado.
Já o servidor Valdimir Ayala Castro, que é da segunda turma de profissionais formados para atuarem na instituição e que também completou 44 anos de serviço, reforçou a importância do documento para a identificação do policial penal. “É um marco para a nossa carreira, e nos dá mais segurança durante o trabalho, e também para nossa segurança quando estamos na rua, estou muito feliz por poder estar vivenciando este momento”, afirmou.
Representando as mulheres, a policial penal Maria de Lourdes Delgado Alves, que tem 38 anos de serviços prestados ao sistema prisional do estado, falou do importante papel que o profissional desempenha em consonância com o que prevê a Lei de Execução Penal. “Iniciei na carreira com 22 anos e tenho uma vida toda dedicada à instituição, hoje recebo esse documento como policial penal, entendendo o compromisso do nosso trabalho em garantir a custódia e a segurança, como também o tratamento penal e a ressocialização”, disse.
Presente da entrega, o assessor da presidência, Anderson Moreno, elogiou o trabalho do NIF (Núcleo de Identificação Funcional) que não tem medido esforços para que o documento chegue às mãos dos servidores da Agepen. “É um trabalho muito técnico e minucioso, resultado de muita dedicação, inclusive com horas na madrugada, para que esse momento pudesse acontecer”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora do NIF, Juliana Priscila da Silva Oliveira, até o momento foram expedidos 160 documentos, tendo sido priorizados os servidores mais antigos da capital, os grupamentos operacionais, Corregedoria e Ouvidoria.
“Iremos realizar agora os atendimentos de coleta biométrica, fotográfica e de assinatura aos policiais penais que atuam nas unidades do Complexo da Gameleira e, assim, sucessivamente, por unidade”, explicou. “Primeiramente, fazemos o contato com o diretor da unidade, que distribui os atendimentos para não prejudicar os trabalhos”, detalhou.
Com relação ao interior, a coordenadora do NIF esclareceu que o Instituto de Identificação está organizando os atendimentos de forma que não prejudicam os demais serviços prestados ao restante da população.
“Assim que o servidor receber do NIF o ofício de autorização poderá buscar o agendamento no sistema da Sejusp [Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública] junto aos polos regionais do Instituto de Identificação mais próximos, onde será feita a coleta biométrica, já que toda a documentação já estará cadastrada no sistema”, informou Juliana, complementando que a entrega da Identidade Funcional será feita pela Agepen.
Os policiais penais que ainda não entregaram as documentações poderão encaminhar no e-mail: identidadefuncional@agepen.ms.gov.br. Já aqueles que se encontraram com pendências de documentações, poderão regularizar a situação via e-mail suporteidentidadefuncional@agepen.ms.gov.br. Dúvidas, entrar em contato no WhatsApp comercial (67) 3901-3486.
Para mais informações, acesse a página de Identidade Funcional, disponível em nosso site na Área do Servidor (clique aqui).
Também participou da entrega das primeiras funcionais o chefe de Gabinete da Agepen, Luiz Rafael de Melo Alves.