Dando continuidade às ações voltadas à valorização da diversidade cultural no sistema penitenciário, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da Espen (Escola Penitenciária), realiza no próximo dia 29 de abril o 3º Ciclo de Palestras sobre “Promoção do Respeito à Cultura Indígena no Sistema Penitenciário”, no município de Ponta Porã.
O evento acontecerá no Centro Internacional de Convenções Miguel Couto, localizado na Rua Baltazar Saldanha, nº 1550 – Jardim Ipanema, com início às 13h. As inscrições devem ser feitas pelo Portal da Espen: http://www.cursos.ms.gov.br/Espen.
Com o objetivo de aprimorar as práticas no ambiente prisional, a iniciativa busca capacitar os profissionais que atuam diretamente com a população indígena privada de liberdade, oferecendo conhecimentos que promovam o respeito e a compreensão cultural no exercício das atividades penitenciárias.
Fruto de uma parceria entre a Coordenação Regional da Funai de Campo Grande, o evento também conta com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Ministério dos Povos Indígenas.
A ação representa mais um importante passo na construção de um sistema prisional mais inclusivo, com práticas que respeitam as particularidades culturais dos reeducandos. Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de dialogar sobre experiências e estratégias de atuação humanizada, alinhadas ao reconhecimento da identidade dos povos originários.
O ciclo de palestras já passou por Dourados, em agosto de 2024, e por Aquidauana, no início deste mês, reunindo policiais penais e demais profissionais para refletir sobre os desafios e avanços no tratamento penal indígena.
A presença dos servidores é essencial para consolidar uma atuação cada vez mais sensível às especificidades da população indígena no sistema prisional de Mato Grosso do Sul.