Com foco no alinhamento de trabalhos, troca de experiências e fortalecimento da gestão, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), por meio de sua Espen (Escola Penitenciária), realizou na última sexta-feira (29.8), mais uma edição do Encontro para Dirigentes do Sistema Penitenciário. O evento reuniu dezenas de gestores das unidades prisionais, administrativas e assistenciais de todo o estado.
Com uma pauta diversificada e reflexões práticas, a iniciativa consolidou-se como uma importante ferramenta de gestão, possibilitando aos participantes a oportunidade de receber orientações sobre as atividades desenvolvidas pelos diferentes setores, sanar dúvidas, apresentar demandas e, sobretudo, compartilhar vivências que contribuem para a melhoria contínua do trabalho penitenciário, promovendo uma gestão integrada, humanizada e eficiente em todo o sistema prisional sul-mato-grossense.
Durante a abertura, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, enfatizou a relevância do papel de cada gestor na construção de uma instituição sólida. Ele reforçou a necessidade de que os dirigentes atuem como líderes, e não apenas chefes, agregando aos servidores, promovendo a integração e valorizando as equipes. “A liderança é fundamental para que possamos evoluir juntos, com trabalhos integrados e um processo de aperfeiçoamento constante”, ressaltou.
O diretor da Espen, em substituição legal, Paulo Dalávia, frisou que o encontro tem como essência o compartilhamento de experiências e a busca conjunta por soluções, de forma a fortalecer a gestão penitenciária e refletir em melhores resultados para a sociedade.
Representando a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o secretário-executivo de Justiça, Rafael Garcia Ribeiro, ressaltou a importância de uma liderança comprometida e exemplar no ambiente prisional. Para ele, um bom gestor deve ser referência para sua equipe, dominar e compreender todas as funções da unidade, além de conduzir o trabalho com ética, respeito e responsabilidade.
Programação Técnica
A programação do encontro contemplou orientações dos diferentes setores da Agepen – entre elas a Diretoria de Administração e Finanças (DAF), Diretoria de Operações (DOP/DEP), Diretoria de Assistência Penitenciária (DAP), Corregedoria e Apoio ao Servidor, além da Gerência de Inteligência –, com foco em segurança administrativa, motivação dos servidores, gestão de bens patrimoniais, enfrentamento ao crime organizado e alinhamento de procedimentos internos, ente outros assuntos.
O evento também contou com a participação de palestrantes convidados, que abordaram temáticas essenciais para a gestão moderna e humanizada como “Liderança e desenvolvimento de equipes”, apresentada por Tania Izabel Vendas Tanus, trouxe reflexões sobre a importância de preparar líderes capazes de potencializar talentos e promover resultados coletivos.
Outro tema foi “Ética e Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, com o procurador do Ministério Público do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, que ressaltou a necessidade de ambientes laborais saudáveis, pautados no respeito e na responsabilidade; e “Gestão de Pessoas e Relações Interpessoais”, conduzida pelo psicólogo e policial penal aposentado, José Ricardo Nunes da Cunha, que destacou a importância do equilíbrio emocional e da valorização humana no exercício da liderança.
Entre os participantes, a avaliação foi positiva. A diretora do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste, Luzimar Neiva, classificou que a iniciativa é de grande valia. “É uma oportunidade de tirar dúvidas e aprender com exemplos reais, o que fortalece nossa atuação no dia a dia”, afirmou.