A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recebeu esta semana a doação de 233 livros dos Correios, fruto de uma ação dos próprios servidores da empresa. A entrega foi realizada pelo superintendente estadual dos Correios em Mato Grosso do Sul, Gelson Leonel do Nascimento.
Estiveram presentes na cerimônia o chefe de Gabinete da Agepen, Luiz Rafael de Melo Alves, a chefe da Divisão de Educação, Rita de Cassia Argolo Fonseca, e a chefe da Divisão de Trabalho Prisional, Elaine Alencar.
O superintendente dos Correios destacou que a arrecadação será contínua, reunindo livros doados pelos servidores para futuras entregas à Agepen. “Os Correios sempre buscaram desenvolver ações sociais em todo o país. Utilizamos nossa presença e popularidade para contribuir com os municípios e órgãos de governo. Esperamos que essa parceria continue e possamos ampliar ainda mais nosso alcance social”, afirmou.
Segundo Rita de Cassia, os livros serão destinados às bibliotecas das unidades prisionais do estado e integrados aos projetos de remição pela leitura, que incentivam a educação e a ressocialização dos reeducandos.
O chefe de Gabinete da Agepen, Luis Rafael de Melo Alves, ressaltou a importância da parceria. “A remição pela leitura é uma ferramenta de recuperação e formação, assim como o trabalho prisional. Parcerias como essa são fundamentais, pois facilitam o acesso a livros e materiais que, de outra forma, seriam difíceis de adquirir em grande quantidade”, disse.
Segundo ele, a educação e a cultura são importantes ferramentas de ressocialização, promovendo oportunidades que contribuem para a transformação social dentro do sistema prisional de Mato Grosso do Sul.
