Como parte do planejamento de segurança, Agepen realiza operações pente-fino em 31 presídios

Categoria: Segurança Pública | Publicado: quinta-feira, agosto 13, 2015 as 09:45 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual e Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) divulgou nesta quinta-feira (13) o balanço de operações pente-fino realizadas em presídios do Estado entre os dias 27 de julho e 12 agosto, como parte do planejamento estratégico de segurança da instituição.

Ao todo, foram vistoriados 31 estabelecimentos prisionais, envolvendo a atuação 515 servidores penitenciários. Em algumas unidades, a Agepen contou com o apoio da Polícia Militar, que atuou na contenção dos detentos para que os agentes pudessem proceder as revistas nas celas e demais espaços.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, essas vistorias intensivas e simultâneas integram o cronograma de atividades de rotina do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, conforme diretrizes do Governo do Estado e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, e têm como objetivo apreender materiais proibidos e prevenir movimentos subversivos à ordem e à disciplina no interior das unidades prisionais, bem como promover mais segurança à toda a população.

Stropa destaca que as operações pente-fino representam apenas uma das frentes de atuações executadas pela agência penitenciária nesse sentido. “Trabalhamos também com ações de inteligência; revistas em visitantes; verificação constante no entorno das áreas internas dos presídios, para impedir que cheguem até ás mãos dos detentos materiais arremessados pelos muros; além de realizarmos vistorias rotineiras em espaços menores e específicos em nossas unidades”, informa.

Conforme o relatório apresentado pela Agepen, foram apreendidos 213 celulares, 127 carregadores e 52 chips, além de fones de ouvido, cartões de memória, armas artesanais etc. Com relação a entorpecentes, foram encontrados pelos agentes penitenciários 204 gramas de cocaína e 990 gramas de maconha, além de 150 “trouxinhas” e um tablete da droga, cujos pesos não foram informados.

De acordo com o Diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Régis, que coordenou as ações, outras operações pente-fino já estão programadas.

Clique aqui e confira o relatório detalhado sobre as vistorias.

 

 

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.