A Espen/MS (Escola Penitenciária de Mato Grosso do Sul) informa que será disponibilizado, a partir da próxima segunda-feira (24.7), a partir das 14 horas, um curso de “Introdução à Inteligência Penitenciária”, pela plataforma virtual da Escola de Nacional de Serviços Penais, oferecido pela Diretoria de Inteligência da Senppen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).
Lembrando que o acesso à ESPEN-VIRTUAL depende de prévio cadastro na plataforma SINESP-SEGURANÇA (Link), que depende de análise prévia e aprovação para ser efetivado. Por isso, é necessário que os interessados viabilizem seus cadastros no sistema, ou haverá a impossibilidade de matrícula no curso. É necessário que no cadastro seja informado como servidor da Administração Penitenciária e não apenas como do Governo do Estado, para que o cadastro possa ser ser validado.
A ação educacional possui o objetivo geral de “compreender o histórico, os fundamentos, bem como a relevância da área de Inteligência Penitenciária”, com carga horária de 40h/a. A capacitação ficará disponível na plataforma.
Segundo a Senappen, o curso é uma importante qualificação de todos os profissionais que trabalham no sistema prisional ou demais setores da segurança pública.
A capacitação foi produzida a partir da atuação conjunta entre a Espen nacional e a Diretoria de Inteligência da Senappen, com recursos técnicos disponibilizados pela Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de um Termo de Execução Descentralizada firmado entre as instituições, em 2021.