Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, recebeu na tarde dessa quinta-feira (14), em seu Gabinete, os agentes penitenciários do Estado de Mato Grosso, Fabrício da Silva e Wendy da Cruz. A visita de cortesia aconteceu a convite do presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária, André Santiago.
Os servidores fazem parte do Setor de Operações Especiais (SOE) do sistema prisional de Mato Grosso e estão em Campo Grande acompanhando a transferência de um custodiado.
Durante o encontro, os agentes expuseram a atual realidade do sistema prisional mato-grossense. Segundo eles, atualmente são 2,7 mil servidores da área de segurança e 65 unidades penais existentes.
O diretor-presidente da Agepen agradeceu a visita de cortesia e destacou as possibilidades de parceria entre os sistemas penitenciários de MS e MT, lembrando que o estado vizinho já utiliza o Sistema Integrado de Administração Penitenciária (Siapen), tecnologia desenvolvida por dois servidores da Agepen/MS, que facilita o controle da rotina de presídios.
Stropa ressaltou que existem muitas demandas que a Agepen precisa resolver e que está em estudo a criação de um Grupo de Intervenção Rápida, que funcionará semelhante ao SOE do Mato Grosso. No entanto, o dirigente explicou que isso se dará a longo prazo devido ao grande déficit de servidores penitenciários.