Dourados (MS) – Ações realizadas nas unidades penais de Regimes semiaberto e aberto de Dourados foram apresentadas à nova diretoria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) na última sexta-feira (17). O diretor-presidente, Ailton Stropa Garcia – acompanhado pelos diretores Reginaldo Regis (Operações) e Gilson Martins (Assistência Penitenciária) e do chefe de gabinete, Dumas Torraca – esteve também no Patronato Penitenciário da cidade.
No Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados conheceu as instalações do prédio, que será desativado no mês que vem com inauguração da nova unidade, construída próxima à Penitenciaria Estadual de Dourados. Um dos principais assuntos discutidos com a direção e servidores do presídio foi a transferência dos trabalhos para a nova unidade.
A unidade feminina, além de custodiadas de regimes semiaberto e aberto, abriga também cerca de 30 internas do regime fechado, por determinação judicial. No local, Stropa e sua equipe conheceu os trabalhos artesanais confeccionados pelas detentas, que são vendidos à população através da feira permanente que existe no próprio estabelecimento prisional. Os diretores também verificaram as condições dos alojamentos e apreciaram a horta orgânica cuidada pelas internas, que está instalada em um terreno anexo ao presídio, cedido em comodato, e que conta com o apoio do Poder Judiciário.
O Patronato Penitenciário de Dourados – responsável por promover a integração social e efetivar os direitos assistenciais, de orientação e acompanhamento aos sentenciados em regimes semiaberto, aberto, domiciliar e liberdade condicional – também foi vistoriado. A agência penitenciária tem a intenção de instalar a unidade assistencial em um novo prédio, no sentido de garantir melhores acomodações aos servidores e ao público assistido. |