Mato Grosso do Sul se fez presente na 8ª reunião ordinária do CONSEJ (Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária), em Brasília. O estado foi representado pelo diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), policial penal Rodrigo Rossi Maiorchini.
Realizado nos dias 27 e 28 de junho, o encontro é considerado o mais importante do país para discussão sobre o sistema penal brasileiro e reuniu secretários e gestores da administração dos 26 estados e do Distrito Federal, além de representantes da SENAPPEN (Secretaria Nacional de Políticas Penais).
O diretor de Políticas Penitenciárias da SENAPPEN Sandro Abel, enfatizou a importância desses encontros para a modernização e aprimoramento da agenda nacional, especialmente no que se refere às políticas penais e à segurança pública.
Durante dois dias, os participantes se engajaram em visitas técnicas e debates presenciais intensivos. Dentre elas, os representantes estaduais visitaram a estrutura da Penitenciária Federal em Brasília, a Penitenciária do Distrito Federal II e a fábrica de artefatos de concreto do Sistema Penitenciário do Distrito Federal.
Sobre o CONSEJ:
A reunião do Conselho ocorre a cada dois meses em diferentes capitais com o objetivo principal de fomentar a troca de experiências entre os entes federativos, compartilhar boas práticas de gestão no sistema prisional e discutir soluções para questões comuns a todos os estados e à SENAPPEN.