A Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) lançou o curso “Saúde, Bem-Estar e Carreira do Servidor Penitenciário”, voltado exclusivamente para policiais penais estaduais e distritais, como parte do Projeto Bolsa-Formação 2025, iniciativa integrante do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II).
O curso será ofertado pela ESPEN (Escola Nacional de Serviços Penais), na modalidade educação a distância (EaD), com carga horária de 40 horas-aula e formato autoinstrucional (sem tutoria). A capacitação tem como objetivo promover o cuidado com a saúde mental, o bem-estar e o desenvolvimento de carreira dos servidores penitenciários, reconhecendo a importância da valorização desses profissionais para a efetividade da política penal.
“Ao lançar o curso ‘Saúde, Bem-Estar e Carreira do Servidor Penitenciário’, reafirmamos o compromisso da ESPEN com a valorização humana e profissional dos policiais penais. Esta formação, construída com base em escuta qualificada e pesquisa acadêmica de excelência, representa um passo importante na promoção da saúde integral e no fortalecimento da identidade dos servidores que atuam na linha de frente da execução penal. Cuidar de quem cuida é uma missão institucional que nos orgulha e nos inspira”, destaca a diretora da ESPEN, Stephane Araujo.
O conteúdo foi desenvolvido pela Professora Doutora Jaqueline Oliveira Bagalho, docente titular da Universidade Vila Velha (UVV), referência internacional em estudos sobre o sistema prisional. A proposta pedagógica foi construída com base em ampla escuta de servidores que atuam na execução penal. Entre os temas abordados estão: Fatores de proteção e promoção da saúde no trabalho prisional; Identidade profissional, planejamento e gestão da vida; Bem-estar, bem viver e práticas integrativas em saúde; Indícios e sintomas de adoecimento físico, mental e psíquico no contexto prisional.
Bolsa-formação
Serão disponibilizadas 2.777 vagas para policiais penais estaduais e distritais. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento mínimo de 70 pontos receberão uma bolsa no valor de R$ 900,00, paga em parcela única pela Caixa Econômica Federal.