Campo Grande (MS) – O Governo do Estado por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), através da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Coged), liberou nessa segunda-feira (5) o questionário do Programa de Gestão Por Competências para servidores do eixo social, ao qual a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) faz parte.
Primeira etapa do processo de implantação do Programa, o objetivo do questionário é levantar os conhecimentos, habilidades e atitudes existentes dentro do serviço público estadual. O questionário está disponível na página www.meritocracia.ms.gov.br, com prazo para ser respondido até 23 de setembro. Neste período, o servidor pode acessar quantas vezes for necessário para concluí-lo, retomando sempre de onde parou. Para acessá-lo utilize o número da matrícula e a senha de acesso ao holerite.
“A primeira etapa do Programa de Gestão Por Competências é o levantamento das competências existentes e não há ninguém melhor que o próprio servidor para nos auxiliar. São apenas três perguntas simples e fáceis”, pontua a gerente do projeto, Ana Carina do Prado Ávila Verbisck, psicóloga e servidora de carreira da SAD.
Além da Agepen, eixo social é composto pela Fundação de Saúde (Funsau), Fundação do Trabalho (Funtrab), Departamento Estadual de Transito (Detran), Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e trabalho (Sedhast), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Educação (SED), Secretaria de Habitação (Sehab), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Policia Civil e Polícia Militar.
O Programa
Definido por eixos de atuação, o projeto tem como foco principal o desenvolvimento dos servidores públicos através do aperfeiçoamento das habilidades e valores individuais. A primeira etapa do processo é o levantamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para que os servidores possam desenvolver serviços de qualidade, definindo assim as competências gerenciais e essenciais de cada órgão da administração direta e indireta do Poder Executivo de MS. Na segunda fase, prevista para 2017, será realizada a implantação do ciclo de gestão do desempenho e avaliação de desempenho individual.
Participação da Agepen
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa, destaca a necessidade da participação dos servidores para a construção desse novo modelo de gestão. “É importante que todos os servidores respondam ao questionário, para que se possa fazer um diagnóstico mais completo, e, assim, se desenvolva as medidas necessárias”, ressalta.
O diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Rosenacker, reforça importância da colaboração de todos para a efetivação do projeto. “Cada um de nós tem o dever funcional da eficiência e eficácia, e a meritocracia vem reconhecer e valorizar aquele servidor que cumpre suas atribuições, que busca capacitação, que se dedica e dá o melhor de si todos os dias. Peço aqui a participação efetiva de todos, para que, dentro desses levantamentos possamos mostrar quem somos e principalmente, onde queremos chegar enquanto servidor e enquanto instituição”, finaliza.