Nesta sexta-feira (1º.11), o EPMNA (Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina) realizou o mutirão “Eu Mereço Meus Documentos”, com o intuito de regularizar a documentação civil de pessoas privadas de liberdade. A ação beneficiou 36 internos, que tiveram a oportunidade de obter certidões de nascimento e casamento, CPF e título de eleitor.
O evento contou com a colaboração do Posto de Identificação da Polícia Científica, representado pela perita papiloscopista Bárbara Sigilão Costa, que destacou a importância da iniciativa. “Estamos sempre à disposição para somar esforços com instituições públicas e a população, trazendo cidadania e autonomia a essas pessoas quando estiverem em liberdade”, disse.
Uma das responsáveis pela organização do mutirão, a policial penal Erika Funes enfatizou que o mutirão reflete o compromisso do EPMNA e da Agepen na reintegração social dos internos. “Garantir acesso a documentos essenciais é abrir oportunidades para que eles se reintegrem plenamente à sociedade e construam um futuro digno”, afirmou.
O diretor do EPMNA, Rogério Capote, também ressaltou o sucesso da ação, creditando-o à colaboração de diversas entidades. “Agradecemos à unidade de Bataguassu pela cessão da carro-cela, ao Núcleo de Transporte da Agepen pelo fornecimento de combustível e ao Comandante do 8º Batalhão pelo apoio logístico. Sem essa união, não teríamos conseguido realizar um dia tão produtivo”, concluiu Capote.
Com mais de 30 cadastros e coletas de biometria realizadas, o mutirão se mostrou um passo importante na promoção da cidadania e no fortalecimento dos laços sociais dos internos.