A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) adquiriu 201 novas espingardas calibre 12 retráteis para uso da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul, como parte do processo contínuo de modernização e fortalecimento das atividades de segurança no sistema penitenciário estadual.
Os novos armamentos serão distribuídos entre os grupamentos especializados e unidades penais de todas as regiões do estado, contribuindo tanto para o uso operacional quanto para treinamentos dos servidores. O investimento total foi de R$ 826.472,00, viabilizado por meio do Funpes (Fundo Penitenciário Estadual), com recursos federais oriundos do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), transferidos por meio da modalidade Fundo a Fundo.
O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou a importância da entrega para o trabalho dos policiais penais. “A aquisição dessas armas e munições representa um passo importante para que o policial penal tenha o melhor equipamento para desempenhar seu papel, tanto nas unidades quanto em escoltas e custódias hospitalares”, enfatizou.
Além das espingardas, a Agepen também adquiriu recentemente cartuchos de elastômero macio, de uso não letal, que foram entregues oficialmente em maio deste ano. Segundo o dirigente, esses equipamentos ampliam as possibilidades de contenção em situações de crise, garantindo mais segurança nas ações com uso moderado da força.
“Em casos de motins, por exemplo, com o uso do elastômero, conseguimos fazer uma contenção inicial mais segura, antes mesmo de uma eventual necessidade de intervenção especializada”, explicou Maiorchini.
A dirigente reforçou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição em oferecer condições adequadas e seguras de trabalho aos servidores, com equipamentos modernos e eficientes, alinhados às necessidades operacionais da Polícia Penal.
Também estiveram presentes na entrega, o diretor-geral da Polícia Penal, Anderson Aparecido da Silva Moreno; os diretores de área, Flávio Rodrigues (Operações) e Anderson Pimentel (Administração e Finanças); os chefes de Divisão, Dirceu Belmar Monis (Estabelecimentos Penais) e Elvis de Oliveira Viração (Finanças); entre outros servidores.