Uma ação conjunta está fortalecendo a segurança no entorno do Complexo Penitenciário da Gameleira, em Campo Grande. A iniciativa é resultado de um acordo entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), por meio de sua Secretaria-Executiva de Justiça, a Polícia Penal Federal e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
Policiais penais federais passaram a realizar rondas ostensivas e manter guarnições de prontidão nos horários de saída e retorno dos internos do regime semiaberto do CPAIG (Centro Penal Agroindustrial da Gameleira). O objetivo é ampliar a vigilância e reduzir riscos durante esses deslocamentos.
Segundo o diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande, Bruno Araújo Lobo, a segurança do perímetro já era realizada por equipes federais devido à proximidade com a unidade federal. Agora, a área de cobertura foi ampliada, atendendo solicitação do secretário-executivo de Justiça, Rafael Garcia Ribeiro, como forma de apoio às forças estaduais.
Além da Polícia Penal Federal, a estratégia inclui patrulhamento da Polícia Militar e atuação de policiais penais estaduais integrantes do GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária) da Agepen, que possui base na região e reforça o trabalho integrado.
Para o diretor-presidente da autarquia, Rodrigo Rossi Maiorchini, a soma de esforços representa um avanço significativo na proteção do local. “Temos uma significativa movimentação de internos do semiaberto em dois períodos do dia, quando saem e retornam do trabalho externo. A presença conjunta das forças de segurança torna esse processo mais seguro e confiável para todos os envolvidos”, destacou, agradecendo o importante apoio da Polícia Penal Federal.
O Complexo da Gameleira abriga três unidades prisionais e, com a ampliação da vigilância, ganha um reforço estratégico na prevenção de incidentes, garantindo maior tranquilidade para servidores, apenados e da sociedade em geral.