O Patronato Penitenciário de Dourados concluiu mais uma etapa do seu compromisso com a reinserção social por meio da capacitação. Na tarde desta quinta-feira (16.5), encerrou-se o 3º Curso de Fundamentos Básicos da Informática, uma iniciativa inserida no contexto do Projeto de Ações de Atenção ao Egresso. Essa iniciativa, que tem como foco a qualificação dos egressos e seus familiares, é resultado de uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária, e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
O objetivo central do curso foi fornecer aos participantes conhecimentos básicos para o manuseio das ferramentas do pacote Office, tanto em sistemas Windows quanto Linux. A capacitação visou preparar 12 participantes para as demandas tecnológicas presentes no mercado de trabalho e no dia a dia. As aulas foram ministradas na sala de informática do próprio Patronato Penitenciário, resultando na formação de 9 concluintes nesta turma.
“O conhecimento adquirido certamente terá um impacto positivo em suas vidas, capacitando-os para uma reinserção mais efetiva na sociedade e oportunidades de acesso ao trabalho. Parabéns a todos por essa iniciativa transformadora e pela conquista; que este conhecimento seja uma ferramenta poderosa para impulsionar novas oportunidades em suas vidas”, pontuou a diretora do do Patronato Penitenciário de Dourados, Gislaine de Souza Fonseca Schveiger.
Os instrutores responsáveis pela capacitação, Diego Aparecido de Paula Farias e Almir Pereira Silva, ambos do Senai, desempenharam um papel fundamental ao compartilhar seus conhecimentos e experiência, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades dos participantes.
Os participantes do curso incluíram pré-egressos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Semiaberto e Aberto de Dourados, egressos do Patronato Penitenciário de Dourados e um membro de suas famílias.
A próxima turma está agendada para iniciar no mês de junho de 2024 e seguirá o mesmo formato, abrangendo pré-egressos, egressos e seus familiares. As inscrições serão realizadas no Patronato Penitenciário de Dourados.
Segundo a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, que participou da solenidade de encerramento, essa capacitação não representa apenas a conclusão de um curso, mas também simboliza a abertura de novas oportunidades e possibilidades para os egressos e seus familiares.
Já diretor do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Semiaberto e Aberto de Dourados, Cláudio de Oliveira Alves, reforçou a importância de manter o foco nos objetivos após a conclusão do curso, aproveitando as oportunidades que surgirem e aplicando o conhecimento adquirido para abrir portas para uma nova trajetória profissional e pessoal.