Pela segunda vez, servidora da Agepen é premiada no concurso de redação da DPU

Categoria: Sistema Penitenciário | Publicado: sexta-feira, setembro 3, 2021 as 10:16 | Voltar

A servidora da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Rosely dos Santos Cacho Barros, ficou em primeiro lugar no 6º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), na categoria VI, em Mato Grosso do Sul. Como premiação, a servidora receberá um tablet e a medalha de honra ao mérito.

Esta é a segunda vez que a servidora atinge a pontuação e alcança o topo na classificação da categoria específica a servidores do sistema socioeducativo e penitenciário do estado.

Atuando como Administradora do Estabelecimento Penal de Aquidauana, Rosely estende essa premiação aos colegas de profissão. “Fique bem feliz e surpresa por alcançar a premiação novamente, ainda mais descobrir isso no mês em que celebramos o Dia do Servidor Penitenciário, é ainda mais gratificante, isso representa uma coisa boa para toda a categoria”, agradece a servidora que ingressou na Agepen há 22 anos.

O tema deste ano foi "Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?". O concurso tem por objetivo a implementação de atividades voltadas à formação da cidadania, à educação em direitos, ao debate sobre temas relacionados aos direitos humanos e ao acesso à Justiça.

Detentos

Em Mato Grosso do Sul, na categoria IV, que envolve adultos em situação de privação de liberdade, o grande vencedor foi o custodiado P. A., pela Escola Estadual Joaquim Alfredo Soares Vianna – Extensão Penal de Caarapó, que conquistou o primeiro lugar na categoria.

O segundo lugar ficou com a reeducanda L. I. A., do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, na capital, que estuda pela Escola Estadual Pólo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine.

Já a terceira colocação foi para o interno E. N., custodiado na Penitenciária de Três Lagoas, da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa. Os participantes inseridos no sistema penitenciário recebem remição de pena, conforme estabelece a Lei de Execução Penal.

Nesta categoria, os vencedores receberão como prêmio, um smartPhone XIAOMI 64GB para o primeiro colocado e um tablet para os demais, que serão entregues aos seus familiares. No Estado, a participação dos reeducandos na disputa é garantida por meio de parceria entre a Agepen e a Secretaria de Estado de Educação (SED). Ao todo, 345 custodiados de MS participaram da disputa.

Neste ano, em razão da pandemia foram distribuídos aos presídios exemplares impressos da Cartilha do 6º Concurso de Redação da DPU - principal recurso pedagógico para o estudo do tema objeto das redações.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.