As policiais penais Dilma Colman Delbane e Marilene da Silva Souza representaram Mato Grosso do Sul no V Encontro das Policiais Penais, Agentes de Segurança Socioeducativas e demais Servidoras do Sistema Prisional e Socioeducativo – EPPASS, realizado no início deste mês, em Blumenau (SC).
Promovido pelo Governo de Santa Catarina, o evento reuniu especialistas e profissionais de diferentes partes do país, com o objetivo de promover a troca de experiências e o fortalecimento da presença feminina nas forças de segurança. A programação contou com palestras e painéis temáticos que abordaram o protagonismo das mulheres no sistema prisional, histórias de coragem e competência que inspiram e transformam, além de reflexões sobre liderança, desafios profissionais e o futuro da carreira de policial penal.
Durante o encontro, as representantes sul-mato-grossenses, tiveram a oportunidade de apresentar um pouco do trabalho desenvolvido pelo sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul, destacando as ações voltadas à segurança, à gestão prisional e à valorização da mulher policial penal. As servidoras Dilma (lotada no Comando de Operações Penitenciárias) e Marilene (lotada na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí) participaram do evento com recursos próprios.
Conforme o Governo de Santa Catarina, o EPPASS busca ser um espaço de integração, aprendizado e fortalecimento das mulheres que atuam na execução penal e socioeducativa, reconhecendo o papel essencial que elas desempenham na construção de uma sociedade mais justa e segura.