Policiais penais participam do 1º Encontro de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação

Categoria: Sistema Penitenciário | Publicado: sexta-feira, dezembro 2, 2022 as 08:19 | Voltar

Com foco no Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, o 1º Encontro de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação foi ministrado aos policiais penais do estado. Realizado durante toda essa quinta-feira, na Acadepol, o evento contou com palestrantes especialistas sobre o tema.

A ação foi promovida pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen) e teve ênfase na sensibilização sobre o tema.

Procurador do Trabalho Celso Henrique palestrou durante o evento.

Dentre os palestrantes, o Procurador do Trabalho Celso Henrique Rodrigues Fortes, destacou que a melhor forma de combater o assédio no ambiente laboral não é apenas aplicando as punições previstas na legislação, mas sim conscientizando os servidores sobre as diferentes situações e formas de assédio.

“Quando a gente traz o assunto à tona, as pessoas começam a despertar, a identificar determinadas situações e, aí sim, existe a possibilidade de mudança e de estabelecer uma cultura de prevenção”, reforçou o Procurador.

O curso foi voltado aos diretores e chefias da Agepen, bem como aos demais policiais penais interessados; todos receberão certificados pela participação.

Curso foi voltado aos diretores e chefias da Agepen.

Presente na abertura, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou a relevância da abordagem do assunto junto aos profissionais, até mesmo para desmitificar e esclarecer as dúvidas, de forma a evitar esse tipo de situação no ambiente de trabalho. “Agradeço o apoio dos parceiros para tratar deste tema sensível, mas essencial no serviço público”, reforçou.

Dentre os palestrantes, também estiveram a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública, defensora Thais Dominato Silva Teixeira; a coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Subsecretaria de Direitos Humanos de Campo Grande, Tereza Raquel Filippi Gomes; o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Centro Estadual de Cidadania LGBT+, vinculado à Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT de MS, Jonatan Espíndola .

Dentre os servidores da Agepen que ministraram palestras durante o curso foram o Corregedor-Geral da instituição, Creone da Conceição Batista; a psicóloga do Núcleo de Apoio ao Servidor, Vanessa Saad; e a Ouvidora da agência penitenciária, Cinthia Danielle do Nascimento Silva.

A realização deste encontro ainda está prevista para ocorrer na cidade de Dourados no dia 15 de dezembro, cujas inscrições serão abertas pela Espen, posteriormente, bem como divulgados mais detalhes.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.