Com foco no Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, o 1º Encontro de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação foi ministrado aos policiais penais do estado. Realizado durante toda essa quinta-feira, na Acadepol, o evento contou com palestrantes especialistas sobre o tema.
A ação foi promovida pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen) e teve ênfase na sensibilização sobre o tema.
Dentre os palestrantes, o Procurador do Trabalho Celso Henrique Rodrigues Fortes, destacou que a melhor forma de combater o assédio no ambiente laboral não é apenas aplicando as punições previstas na legislação, mas sim conscientizando os servidores sobre as diferentes situações e formas de assédio.
“Quando a gente traz o assunto à tona, as pessoas começam a despertar, a identificar determinadas situações e, aí sim, existe a possibilidade de mudança e de estabelecer uma cultura de prevenção”, reforçou o Procurador.
O curso foi voltado aos diretores e chefias da Agepen, bem como aos demais policiais penais interessados; todos receberão certificados pela participação.
Presente na abertura, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou a relevância da abordagem do assunto junto aos profissionais, até mesmo para desmitificar e esclarecer as dúvidas, de forma a evitar esse tipo de situação no ambiente de trabalho. “Agradeço o apoio dos parceiros para tratar deste tema sensível, mas essencial no serviço público”, reforçou.
Dentre os palestrantes, também estiveram a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública, defensora Thais Dominato Silva Teixeira; a coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Subsecretaria de Direitos Humanos de Campo Grande, Tereza Raquel Filippi Gomes; o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Centro Estadual de Cidadania LGBT+, vinculado à Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT de MS, Jonatan Espíndola .
Dentre os servidores da Agepen que ministraram palestras durante o curso foram o Corregedor-Geral da instituição, Creone da Conceição Batista; a psicóloga do Núcleo de Apoio ao Servidor, Vanessa Saad; e a Ouvidora da agência penitenciária, Cinthia Danielle do Nascimento Silva.
A realização deste encontro ainda está prevista para ocorrer na cidade de Dourados no dia 15 de dezembro, cujas inscrições serão abertas pela Espen, posteriormente, bem como divulgados mais detalhes.