O PTran (Presídio de Trânsito) de Campo Grande deu um passo significativo na padronização e disciplina da unidade ao entregar kits de uniformes para os 622 internos. Cada detento recebeu duas camisetas, uma bermuda e uma calça, substituindo todas as outras roupas e calçados anteriormente utilizados. Essa ação faz parte de um conjunto de melhorias em andamento no local.
A iniciativa foi viabilizada com um investimento aproximado de R$ 6 mil, provenientes de recursos próprios. O valor foi destinado à aquisição de tecidos e materiais necessários, contando ainda com a mão de obra carcerária, o que resultou em uma economia para os cofres públicos.
A confecção dos uniformes ocorreu tanto na oficina de costura da Penitenciária da Gameleira 1 quanto na oficina do Ptran, recentemente reativada pela nova direção. Esta última unidade conta com a participação de quatro internos, proporcionando capacitação profissional e ocupação produtiva, além da remição de pena.
O diretor do Ptran, Maicon Roslen de Melo, destacou que a padronização dos uniformes não apenas melhora a organização interna, mas também beneficia diretamente os internos envolvidos na produção. Os custodiados que trabalham no setor de costura recebem, como incentivo, remição de pena, ou seja, a redução do um dia no tempo de prisão a cada três de trabalho realizado, conforme previsto na Lei de Execução Penal.
O dirigente também ressaltou a importância do esforço coletivo para a concretização do projeto e o apoio da direção da Penitenciária da Gameleira 1. “Foi uma grande conquista para a unidade penal. Ver todos os internos utilizando o mesmo uniforme facilita a identificação e reforça a disciplina. Agradeço à minha equipe e aos policiais penais que, diariamente, garantem a segurança da unidade com muito empenho e dedicação”, finalizou o diretor.
A medida reforça a política de ressocialização e modernização das unidades prisionais, alinhando-se a práticas que visam a segurança e a reinserção social dos detentos.