Idealizado e desenvolvido pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da sua Divisão do Trabalho, o projeto “Além dos Muros” une o trabalho prisional em benefício da sociedade em situação de vulnerabilidade e realizou doações de brinquedos e alimentos a instituições que atendem crianças carentes em Campo Grande, ajudando a levar alento e alegria neste fim de ano.
Este mês, brinquedos pedagógicos e alimentos, arrecadados com apoio de empresários que ocupam a mão de obra prisional, e de servidores da Sede da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) foram entregues ao Projeto Social “Escolinha da Tia More”, que atende crianças carentes, no bairro Jardim Canguru.
Hortaliças cultivadas no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e pães produzidos na padaria do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira também foram entregues.
O projeto beneficiou, ainda, crianças assistidas pela Ong Casa de Maria, no bairro Nascente do Segredo, com a distribuição de brinquedos, entre eles carrinhos, bonecos, bolas e jogos educativos. O local funciona no contraturno escolar e representa uma alternativa para evitar que as crianças fiquem nas ruas, além de entretê-las de maneira saudável e lúdica.
Este ano, pela primeira vez, o “Além dos Muros” contemplou também filhos e netos de reeducandas e reeducandos que prestam serviços na Sede da Agepen. “Foi uma forma de acolhermos e agradecermos pelo trabalho que desempenham, ajudando a levar mais alegria a quem eles mais amam”, destacou a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves.
Participaram das doações as empresas: IOB Artepinus, PrendBem, Sport Ball e Freegol, todas conveniadas com a Agepen na ocupação laboral de custodiados.