Ponta Porã (MS) – O Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados Ponta Porã (EPRSAAA-PP) agora conta com um moderno sistema de monitoramento por câmeras de alta definição, que reforçam a vigilância nas áreas internas e externas ao presídio.
Os equipamentos foram doados Conselho da Comunidade de Ponta Porã, que atendeu a um pedido da direção da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Para a aquisição, foram investidos cerca R$ 6 mil.
Estão em pleno funcionamento nove câmeras HD de alta resolução, com sistema de infravermelho e termossensíveis. Elas possibilitam a captação de imagens à noite e operam com qualquer tipo de visibilidade. Todas as câmeras têm longo alcance e estão estrategicamente distribuídas na unidade prisional.
Segundo o diretor do estabelecimento penal, agente Rodrigo Borges, o sistema de vídeo proporciona uma melhor segurança aos servidores, já que facilita a vigilância dos internos.
De acordo com o dirigente, também está prevista, para os próximos dias, a instalação de um novo aparelho de leitura biométrica, para controle de entrada e saída dos detentos.
O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destaca que o uso da tecnologia tem se demonstrado muito útil para reforçar a segurança nas unidades prisionais. Conforme Aud, o videomonitoramento, por exemplo, torna mais rápida qualquer ação necessária, tanto para contenção de possíveis tentativas de fuga, quanto para repressão de tentativas de ataques externos.
Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira