Servidor da Agepen se qualifica em Negociação Policial promovido pelo BOPE

Categoria: Capacitação | Publicado: quinta-feira, setembro 2, 2021 as 11:04 | Voltar

Com foco na capacitação técnica, servidor da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS) finalizou o Curso de Negociação Policial. Integrante do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), Leonardo de Souza Ortiz participou de treinamento intensivo de 150 horas/aula.

Promovido pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Policiais Especiais- BOPE entre os dias 9 a 25 de agosto, a capacitação abordou sobre técnicas e táticas de gerenciamento de crises; crises envolvendo reféns e artefatos explosivos, assalto tático, técnicas não-letais, terrorismo, aspectos jurídicos sobre a negociação de crises, programação neolinguística, entre outras.

"Esse curso representa um grande marco na minha vida profissional, uma vez que sou integrante do COPE e atuamos justamente nas situações de crise em estabelecimentos prisionais, como força de reação da Agepen", ressaltou o servidor, que é formado em Direito, com especialização em Gestão Prisional.

Ortiz destaca que a capacitação vai contribuir no desenvolvimento das atividades de todo o grupo.

A negociação policial, conhecida como a rainha das alternativas táticas, é a primeira alternativa a ser empregada no atendimento de ocorrências de crises, e tem como objetivo principal a resolução do evento crítico utilizando-se de técnicas e táticas específicas para cada situação.

Representando a Agepen na cerimônia de encerramento do curso, o comandante de Operações Penitenciárias, Richard Dias, destacou que a capacitação veio em um momento de transformação institucional.

“Essa qualificação abrirá as portas para o domínio completo de resposta tática por parte do COPE em situações de crises. Agora além de contribuir para a solidificação da nossa doutrina perante os novos objetivos, poderemos agregar esse conhecimento técnico em intervenção durante situações hostis, buscando um resultado rápido, eficiente e com menos riscos”, ressaltou.

Profissionais de segurança pública de diversos estados do Brasil como Mato Grosso, Paraná, Maranhão, Santa Catarina, Distrito Federal e Espírito Santo também participaram do treinamento e serão multiplicadores da doutrina de negociação policial em suas respectivas secretarias.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o aperfeiçoamento constante das atividades através de capacitação profissional garante um trabalho cada vez mais responsável e eficiente. “Atuamos sempre em busca de integração entre os órgãos públicos, contribuindo no aprimoramento dos serviços prestados e fortalecimento das ações de segurança”, parabenizou o dirigente.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.