Premiadas na 15ª edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, as servidoras acompanhadas do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, receberam o troféu das mãos do dirigente da Fundação Escola de Governo (EscolaGov), Wilton Paulino Junior, na tarde desta terça-feira (1º.12).
O “Mãos Solidárias” foi desenvolvido pela diretora de Assistência Penitenciária da Agepen (DAP), Elaine Arima Xavier Castro, e a chefe da Divisão de Trabalho Prisional, Elaine Alencar Cecci. A iniciativa consiste na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por reeducandos para o enfrentamento da Covid-19.

Servidoras da Agepen Elaine Alencar e Elaine Arima conquistaram o 2º lugar na categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”.
O projeto levou a segunda colocação na categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”. Com início em março, já foram confeccionadas cerca de 250 mil peças com mão de obra prisional, entre máscaras de proteção, capotes, gorros, propés, aventais, entre outros.
Aud Chaves ressaltou o papel de destaque que a Agepen tem conquistado nas edições do prêmio. “ Com a chegada da pandemia, foi necessário nos reinventarmos para adequar à nova realidade; desta forma, o empenho dos servidores e as parcerias firmadas foram cruciais nesse momento”, afirmou.
Além disso, o dirigente da Agepen relembrou que a instituição já foi premiada em cinco edições. “Essa conquista demonstra a participação efetiva dos servidores penitenciários, que se dedicam em projetos e ações em prol de uma sociedade mais justa e segura”, destacou Aud.
A premiação foi realizada no final de outubro, pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) e da Escolagov, e transmitida de forma virtual, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.
O objetivo do concurso é reconhecer e premiar as boas práticas desenvolvidas pelo funcionalismo público. Como prêmio, as servidoras receberam o valor de R$ 4 mil, além de troféu alusivo ao concurso.
Responsável por coordenar o concurso, o diretor-presidente da Escolagov, Wilton Paulino Junior, destacou a constante participação da agência penitenciária na premiação, tendo conquistado também, com suas ideias inovadoras e práticas de sucesso, lugar no pódio nos últimos anos.
“Acredito que o grande diferencial da Agepen é ser um órgão pautado na cultura do aperfeiçoamento profissional constante, com o apoio da Escola Penitenciária (Espen). Mais importante que o valor do prêmio é a oportunidade da contribuição do servidor para a modernização e melhorar a qualidade das entregas dos serviços públicos à sociedade”, afirmou.
As entregas dos troféus estão sendo feitas em cada órgão público como forma de evitar aglomeração, seguindo os protocolos de biossegurança.
Ao final, a Agepen presenteou o dirigente da EscolaGov com uma lembrança da Feira do Artesão Livre, que está acontecendo hoje em formato virtual. Também participou do encontro o chefe de Gabinete da agência penitenciária, Valdimir Ayala Castro.
Texto Tatyane Santinoni.
Fotos: Keila Oliveira