Abrindo visita a presídios, Stropa verifica estrutura e demandas da Casa do Albergado

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 14, 2015 as 14:08 | Voltar

    Campo Grande (MS) – Já no primeiro dia como diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Dr. Ailton Stropa Garcia, abriu a visita às unidades penais do Estado. O dirigente esteve na Casa do Albergado de Campo Grande na tarde dessa segunda-feira (13) e conheceu a estrutura e demandas do local.

Destinado a custodiados que cumprem o Regime Aberto na Capital, o presídio ainda carrega as marcas e preocupações de uma tragédia acontecida no dia 11 de fevereiro deste ano, quando o agente penitenciário Carlos Augusto Queiroz de Mendonça foi assassinado a tiros na portaria da unidade. Os envolvidos na morte já estão presos.

Segundo Dr. Stropa, a urgência na visita à unidade ocorreu devido a uma solicitação do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap), que destacou a ansiedade por parte dos servidores na promoção de mais segurança para o local. “É importante ver de perto as necessidades e o que pode ser feito”, destacou o diretor-presidente.

Recepcionado pelo diretor do presídio, Mauro Levermann, e acompanhado pelos diretores empossados Reginaldo Francisco Régis (Operações) e Gilson de Assis Martins (Assistência Penitenciária), e pelo presidente do Sinsap, Andre Santiago, o diretor-presidente vistoriou as instalações, se informou sobre os trabalhos administrativos desenvolvidos e citou algumas ações que podem ser estudadas junto ao Judiciário, como a implantação de audiências por videoconferência.

No entanto, a principal pauta da visita foi a reestruturação da entrada da unidade, com o objetivo de aprimorar o sistema de segurança, no sentido de garantir a integridade dos agentes e que casos como o assassinato do agente na portaria da unidade prisional não voltem a acontecer.

Segundo o diretor da Casa do Albergado, a 2ª Vara de Execução Penal, por meio da Central de Execução de Penas Alternativas, também irá destinar recursos para a reestruturação.

A visita foi encerrada com uma oração pedindo paz e bênçãos aos servidores e familiares.

 

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.