Ações do Viva Saúde levam prevenção de doenças e qualidade de vida a servidores da Sede da Agepen

Categoria: Servidor Penitenciário | Publicado: segunda-feira, março 12, 2018 as 12:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – Como forma de prevenção de doenças e para garantir o bem-estar pessoal e profissional, os servidores da Sede da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participaram, nesta segunda-feira (12.3), de uma ação do “Viva Saúde – Cuidados com o Coração” da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems).

A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor e tem como objetivo proporcionar mecanismos para a qualidade de vida e redução dos fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no País, como a obesidade, hereditariedade,  má alimentação e o sedentarismo.

Durante a ação, a equipe de monitoramento físico da Cassems realizou a triagem clínica dos servidores com medição de estatura e índice de massa corporal, pesagem e aferição da pressão arterial, além do teste rápido de glicemia para detecção do Diabetes.

A servidora Viviane participou da iniciativa que vai contribuir na luta para emagrecer.

Oportunidade essa que a servidora Viviane Aparecida Lino de Almeida Moreno, da área de Administração e Finanças, não deixou passar. “Estou na caminhada de emagrecimento e é bem bacana ações de saúde como essa no ambiente de trabalho, porque o pessoal acaba se conscientizando sobre a saúde; e se for necessário, a equipe já indica algum tipo de acompanhamento”, destacou.

Sempre preocupado com a saúde, o agente Pablo Rocha Nazareno, de 32 anos, afirma que realiza exames periodicamente, mas não deixou de participar da ação também. “É importante, porque muitas vezes, o servidor não tem iniciativa de procurar o médico, então quando tem essa oportunidade acaba satisfazendo a vontade do servidor e do funcionalismo público”, ressaltou.

De acordo com a chefe do Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor, Maria Roseneusa Santos Oliveira,  além da  triagem clínica e monitoramento físico, posteriormente, serão disponibilizados, aos que declararam interesse, exames laboratoriais de averiguação do colesterol, glicemia, entre outros. “A coleta de sangue será realizada aqui na Sede, para maior comodidade dos servidores”, ressaltou Roseneusa.

A recomendação da equipe para os servidores que forem realizar os exames de sangue é que estejam em jejum de 12 horas, e que até as 18 horas do dia anterior deverão se alimentar apenas de chá com bolacha ou sopa de legumes, evitando os carboidratos. Para a coleta de sangue, é preciso que o servidor tenha em mãos o cartão da Cassems. O procedimento será gratuito.

Viva Saúde

O Viva Saúde desenvolve ações de conscientização entre os servidores, alertando que a mudança de hábitos, associada a exames de rotina auxiliam na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

A organização do programa baseia-se na adoção das linhas de cuidado, responsáveis pela criação de vínculos entre o beneficiário e a equipe da Cassems, que acompanhará continuamente o paciente a fim de garantir a sua recuperação e mudança no estilo de vida.

Texto: Tatyane Santinoni.

Fotos: keila Oliveira.

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.