Dourados (MS) – Servidores da Penitenciária Estadual de Dourados, (PED) impediram a entrada de 26 celulares e diversos assessórios, além de uma porção de entorpecente, que seriam jogados para dentro do presídio entre o último sábado (7) e a manhã desta segunda-feira (9).
Durante inspeção de rotina na madrugada de hoje, por volta das 4h, os agentes encontraram, na horta localizada no raio II, seis aparelhos celulares, um fone de ouvido e um carregador. Logo depois, às 6h, os servidores encontraram outro pacote nos fundos da Cadeia Linear (localizada na parte de trás do presídio), contendo sete aparelhos celulares, sete fones de ouvido, seis carregadores e quatro chips. Os equipamentos, provavelmente, foram arremessados pela muralha.
Por volta de 3h50 de domingo (8), um dos agentes de plantão percebeu pelo sistema de vídeo “um indivíduo todo vestido de preto” arremessar um invólucro para dentro da unidade prisional. Ao efetuarem ronda no local, os servidores encontraram um garrafa pet contendo uma porção com 590 gramas de maconha.
No sábado (7), também foram localizados na pelos agentes penitenciários, na parte externa, 12 celulares, 11 carregadores, dois fones de ouvido e um kit completo de solda eletrônica. Os equipamentos estavam em dois “tubos plásticos” próximos à muralha.
Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, as ocorrências recorrentes de envio de material proibidos pela muralha do presídio demonstram que os infratores estão tendo dificuldade de ingressarem materiais ilícitos também por outros meios, demonstrando o trabalho qualificado que os agentes penitenciários vêm realizando.
Pente Fino
Seguindo orientações da Diretoria de Operações da Agepen, na manhã desta segunda-feira (9) os servidores penitenciários também realizaram uma vistoria em duas celas do Raio II da PED. A revista contou com a participação de agentes de dois plantões, equipe do expediente, chefias e direção da unidade prisional.
No total, foram apreendidos sete celulares, três chips, dois carregadores, fones de ouvido, entre outros.