Campo Grande (MS) – No último sábado (23) os agentes penitenciários que cursam pós-graduação em Gestão e Segurança Prisional, tiveram a primeira aula do ano. Com cento e quinze alunos estão participando, a grande maioria servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). A especialização é oferecida pelo Libera Limes Instituto de Ensino, por meio de parceria com a Escola Penitenciária da autarquia.
O diretor presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destacou o empenho dos servidores em se qualificarem. “Fico impressionado e emocionado com o esforço e disposição de nossos servidores em um momento tão delicado do sistema, superlotado e com deficiência de efetivo. Se dispõem a gastar como curso e demais despesas para se aprimorarem. Não só os mais novos, como os mais antigos e essa disposição me anima a continuar lutando por uma Agepen melhor e pela valorização da classe. Algumas transformações ocorrerão em breve, outras irão demorar um pouco mais, mas assumimos esse compromisso”, declarou em discurso, quando da abertura do curso.
O diretor da escola penitenciária, Vilson Guedes, destaca que a meta para esse ano é oferecer formação e capacitação de qualidade em todas as áreas de atuação dos agentes penitenciários, Segurança e Custódia, Administração e Finanças e Assistência e Pericia. “A intenção é levar aos servidores oportunidades de se especializarem e desenvolverem os procedimentos de trabalho com eficiência e sucesso”.
O curso de pós-graduação em Gestão e Segurança Prisional é presencial e tem carga horária total de 380 horas, com aulas realizadas um sábado por mês, em Campo Grande, no Libera Limes Instituto de Ensino. Sendo a mesma aula disponibilizada no sábado posterior para beneficiar os servidores de plantão.