Campo Grande (MS) – Teve início nesta terça-feira (14) o “Curso de Atendimento ao Público” destinado a agentes penitenciários de Dourados e região. A capacitação conta com a participação de 30 servidores e é realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen), em parceria entre Fundação Escola de Governo (Escolagov).
A qualificação acontece na modalidade presencial com turma exclusiva para a Agepen, abordando uma gestão de atendimento mais humanizada, com novo agir profissional no ambiente prisional, apresentando técnicas e procedimentos que promovam comportamentos e atitudes de resultados significantes para o atendimento, bem como trabalhando o foco na efetividade.
A agente penitenciária Rosineide Florentin Santana está participando do curso. Trabalhando no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, ela viajou 65 km para aprimorar o conhecimento na área. Para a servidora, além do aprendizado em sala de aula, a capacitação também representa um momento de interação entre os servidores. “É uma oportunidade de nos atualizarmos e também de trocar experiências com os agentes de outras unidades”, comenta.
Com cinco anos na carreira penitenciária, Rosineide acredita que o conteúdo trabalhado no curso irá contribuir para o aperfeiçoamento nos atendimentos prestados às pessoas que fazem parte da rotina prisional, como advogados, familiares, autoridades, religiosos, entre outros, e até mesmo na lida com os custodiados. “Melhora a comunicação e, com um atendimento adequado, conseguimos, muitas vezes, evitar alguns transtornos”, diz.
O curso presencial de atendimento ao público tem carga horária total de 24 horas e prossegue até quinta-feira (16), com aulas no período matutino e vespertino, realizadas no Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto, Aberto de Dourados.
A aula inaugural na manhã de hoje contou com a presença do bispo da Diocese de Dourados, Dom Redovino Rizzardo; do diretor-presidente da Escolagov, Wilton Paulino; do diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Regis, do diretor de Assistência Penitenciária, Gilson Martins; do diretor da Escola Penitenciária, Vilson Guedes; do diretor da Penitenciária Estadual de Dourados, Joel Rodrigues Ferreira, do diretor do presídio semiaberto, e Rogelio Vaques, além da representante do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap), Marlene Ferraz dos Santos.
Mais cursos
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o curso de Atendimento ao Público será oferecido na Capital no mês que vem também com turma exclusiva para os servidores penitenciários, com foco no ambiente prisional.
Conforme Stropa, a Agepen, por meio de sua Escola Penitenciária, está buscando investir na qualificação profissional dos servidores. Além dessa capacitação voltada à questão do atendimento, também foi oferecido recentemente um curso de inteligência penitenciária a 50 servidores, com novas turmas já programadas.
Também está sendo preparado um treinamento para a formação do seu Grupo de Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta (Girve). “Queremos que nossa Escola Penitenciária atue efetivamente na formação e qualificação de nossos servidores, para o aprimoramento constante dos trabalhos prestados”, destaca o diretor-presidente da Agepen.
Colaborou agente penitenciário Rangel Schveiger, do Semiaberto Masculino de Dourados.