Campo Grande (MS) – Dois agentes penitenciários estaduais de Mato Grosso do Sul irão atuar nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos deste ano, no Rio de Janeiro (RJ). Os servidores irão compor a equipe, coordenada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), responsável pela operação de equipamentos de inspeção como raios-x, detectores de metais tipo portal (pórticos) e detectores de metais tipo manual (raquetes), bem como contribuindo com a definição de fluxos e procedimentos de segurança para esses eventos.
Para a participação, o Depen colocou como exigência que os servidores tenham participado da “Capacitação de Equipamentos de Inspeção executada pela Escola Nacional de Serviços Penais”, oferecida no final do ano passado aqui no Estado.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, 25 servidores foram capacitados nesse curso. Para a definição de quem será enviado a participar, foi realizado um sorteio (confira no vídeo abaixo), ficando definidos os nomes dos servidores Maiton Alves Valim, do Estabelecimento Penal de Paranaíba, e Luiz Antônio Aguero Segundo, do presídio feminino de Corumbá.
Conforme Stropa, “por não ter encontrado parâmetros objetivos para a escolha e diante da rapidez com que a decisão foi tomada, a forma mais honesta e transparente foi a do sorteio”.
Os dois agentes penitenciários sorteados já irão participar, entre os dias 6 e 25 de abril, do “Evento-Teste (Major Events) de Ginástica Olímpica”, que ocorrerá no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
As despesas com diárias e passagens ficarão a cargo do Depen, que utilizará recursos da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE/MJ).
Assista ao vídeo com o sorteio: