Campo Grande (MS) – Na madrugada desta quinta-feira (1º), por volta das 2 horas, agentes penitenciários frustraram novamente uma tentativa de fuga do Presídio de Trânsito de Campo Grande (Ptran), no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste.
Pelo sistema de videomonitoramento, os profissionais flagraram o momento em que quatro internos saíram da cela 5, galeria A, do pavilhão 2, após o ferrolho da porta ser serrado. Os internos chegaram a pular o alambrado, mas foram interceptados pelos agentes na linha de tiro. Os detentos iriam utilizar uma corda artesanal, feita de roupas, para escalar a muralha.
Identificados como Aguinaldo Viana Barreto (41), Aílson Masunaga Mendes (28), André William Siqueira Rocha (32) e Lucas Borges Dantas (22), os quatro presos foram alojados em celas disciplinares e irão responder pelo crime e a falta cometidos.
De acordo com o diretor do Ptran, Claudiomar Suszek, mais 12 presos também estavam no local e foram movimentados para outras celas para a realização dos reparos necessários.
Essa foi a segunda tentativa frustrada por agentes no Ptran este ano. Em maio, os servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) impediram que 16 presos fugissem da unidade prisional.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a frustração da tentativa de fuga novamente no Presídio de Trânsito demonstra o bom trabalho que é exercido por parte dos agentes penitenciários, que, atentos, agiram rapidamente, evitando a efetivação da ocorrência, que faz parte da realidade do sistema prisional em todo o país.