Campo Grande (MS) – Instalação de equipamentos de raio-X em unidades penais do Estado foi tema de reunião na manhã desta quinta-feira (14) entre a diretoria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e representantes da empresa VMI Sistemas de Segurança, na Sede da autarquia.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, recebeu em seu Gabinete, o gerente comercial da empresa, Marco Túlio Ribeiro Byrro, e os representantes comerciais Fabiano Cristófaro e André Luiz. Durante a reunião, os representantes da empresa de segurança apresentaram à direção da Agepen as tecnologias disponíveis de equipamentos de raio-x destinados à segurança de unidades prisionais.
Ficou acertado que a empresa apresentará propostas de custos da locação de cinco aparelhos de raio-x tipo esteira (para objetos) e de dois bodyscans (para pessoas), que serão instalados, inicialmente, nas maiores unidades prisionais do Estado. Outra medida solicitada pela Agepen é que a VMI faça um orçamento sobre despesa com conserto de quatro equipamentos de raio-x que agência penitenciária já possui, mas que por problemas técnicos não estão em funcionamento.
“Com a apresentação desses orçamentos, iremos analisar o custo-benefício para apresentarmos proposta ao Governo do Estado ou mesmo buscar parcerias com Conselhos da Comunidade”, declarou o diretor-presidente da Agepen.
A reunião contou também com a participação dos diretores de área da agência penitenciária Reginaldo Régis (Operações), Marcos Borges (Administração e Finanças) e Gilson Martins (Assistência Penitenciária), além do chefe de Gabinete, Dumas Torraca.