Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração realizou na manhã desta quarta-feira (28) a solenidade de posse dos diretores do Presídio de Trânsito de Campo Grande, Claudiomar Suszek, e do Centro de Triagem Anísio Lima, Alírio Francisco do Carmo. Apesar de a cerimônia oficial ter sido realizada hoje, o termo de posse é referente ao dia 24 de julho deste ano, data em que efetivamente assumiram os cargos.
A cerimônia celebrou, ainda, o lançamento do projeto Construindo a Liberdade e a entrega da carteira nacional do artesão a detentos.
O ato solene de posse aos dois dirigentes foi realizado pelo diretor-presidente Agepen, Ailton Stropa Garcia, e pelo diretor de Operações, Reginaldo Francisco Régis. “Os novos diretores, que já estão trabalhando há algum tempo, têm mostrado seu valor e dedicação”, declarou o diretor-presidente da Agepen.
Em seu discurso, o diretor do Ptran empossado afirmou estar feliz com o projeto de artesanato desenvolvido no presídio e com a entrega da carteira nacional do artesão. “Estes projetos são anteriores à minha gestão, mas pretendemos dar continuidade para que os internos sejam beneficiados com essa perspectiva de uma profissão, de algo melhor para quando saírem daqui”, afirmou Suszek. Formado em Marketing, ele ingressou profissionalmente no Sistema Penitenciário em agosto de 1998, já tendo atuado como diretor da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti.
O diretor do Centro de Triagem, empossado no ato solene, também afirmou seu compromisso em desenvolver ações de reinserção social como meio de evitar a reincidência criminal. “Investimos no trabalho, na religião e na educação de nossos custodiados para que a ressocialização realmente aconteça. Estou muito grato pela oportunidade de, junto com a minha equipe, realizar esse trabalho no Centro de Triagem”, declarou emocionado. Com 21 anos na carreira penitenciária, Francisco é graduado em Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas e possui pós-graduação em Gestão do Sistema Prisional e Gerenciamento de Crises, já tendo sido diretor, em caráter de substituição legal, do Instituto Penal de Campo Grande.
O evento também contou com a presença do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery; do superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro, do juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça, Juliano Valentin; da promotora da 50ª Promotoria de Justiça, Jískia Sandri Trentin, do delegado de Polícia Civil Roberto Gurgel; e dos diretores de área da Agepen Gilson Martins (assistência e Perícia) e Arnold Rosenacker (Administração e Finanças), entre outros.