Agepen dá posse a diretores em Três Lagoas, lança projetos e inaugura obras

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 18, 2015 as 15:43 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou nesta quarta-feira (18) a solenidade de posse dos diretores da Penitenciária de Três Lagoas (PTL), Raul Augusto Aparecido Sá Ramalho; do Centro Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus(CPITL), José Antônio Garcia Sales; e do Patronato Penitenciário (PPTL), Érica Ferreira da Silva. Apesar de a cerimônia oficial ter sido realizada hoje, os dirigentes já estavam na função há alguns meses.

O evento celebrou, ainda, inaugurações de obras e melhorias realizadas nas unidades penais masculinas de regime fechado e de regime semiaberto da cidade, além da assinatura de convênio com a Prefeitura e o Conselho da Comunidade de Três Lagoas para a ocupação de mão de obra de 30 internos na preservação e limpeza de áreas verdes do município, garantindo remição de pena e trabalho remunerado aos custodiados.

O ato solene de posse aos dirigentes foi realizado pelo diretor-presidente Agepen, Ailton Stropa Garcia, e pelos diretores de Operações, Reginaldo Francisco Régis, e de Assistência Penitenciária, Gilson de Assis Martins. “Estamos com muitas realizações aqui em Três Lagoas e iremos buscar ainda mais iniciativas que possibilitem um tratamento penal mais digno e humanizado, ações de ressocialização e que garantam a disciplina e a segurança nas nossas unidades prisionais, e os diretores têm papel fundamental nesse processo de construção”, ressaltou Stropa em discurso. “A Agepen está depositando essa confiança em vocês, mas temos certeza que, junto com a suas equipes de servidores, que são excepcionais, vocês construirão um bom trabalho”, completou.

Presente na solenidade, a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, desejou sucesso aos dirigentes empossados e reafirmou o compromisso da Prefeitura em contribuir com o Sistema Penitenciário. “A utilização da mão de obra de detentos, através da nossa secretaria de Meio Ambiente, é muito positiva. Espero que desta forma o Município também esteja contribuindo com essas pessoas para que elas possam terminar de cumprir suas penas e trabalhar; mesmo com a crise econômica no País, Três Lagoas continua a atrair empresas, que poderão absorvê-los para o trabalho”, disse.

Dirigentes empossados

O diretor empossado na PTL, Raul Ramalho, é formado em Direito e pós-graduando em Gestão Prisional. Ingressou na carreira penitenciária em janeiro de 2005, já tendo atuado como chefe do setor de trabalho da Penitenciária de Três Lagoas. Em 2008, recebeu um Voto de Elogio publicado em Diário Oficial do Estado por ter salvo a vida de um reeducando.

IMG_1042

“Temos muitos projetos que já estamos desenvolvendo e muitos que, com a graça de Deus, iremos desenvolver aqui na Penitenciária de Três Lagoas. Hoje estamos inaugurando a reforma feita no setor de educação e na sala de advogados, conseguimos implantar o sistema de vigilância na portaria, isso graças ao importante apoio do Conselho da Comunidade e da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] aqui de Três Lagoas, e já temos consolidado o trabalho com a horta hidropônica, entre muitas outras ações que pretendemos ampliar. Temos sim esse compromisso de termos um sistema prisional digno e mais seguro”, declarou o dirigente que está à frente do presídio desde 06 de agosto.

Com mais de dez anos na carreira penitenciária, o diretor empossado no Centro Penal Industrial, José Sales, é graduado em Ciências Contábeis e possui especialização na área de administração penitenciária; já atuou como oficial de pavilhão e chefe de equipe de plantão em unidades prisionais de Três Lagoas.

IMG_1083

“No semiaberto buscamos inserir os internos no mercado de trabalho, temos esse convênio com a Prefeitura que fomos buscar e hoje é uma realidade, entre outros, mas estamos buscando novas parcerias; temos escola para os internos e estamos em andamento com um curso profissionalizante na área de construção civil; preocupamos-nos também com a segurança da unidade, por isso instalamos alambrados separando os setores, construímos, com o apoio do Conselho [da Comunidade], uma guarita para melhor comodidade e visualização dos pavilhões ao agente da segurança, também com a ajuda do conselho equipamos a unidade com mais 26 câmeras”, ressaltou. “Continuaremos em busca de mais melhorias a cada dia”, garantiu Sales, que atua como diretor do CPITL desde 07 de agosto.

Agente penitenciária há 14 anos, a diretora empossada no PPTL, Érica Silva, possui curso superior em Ciências Contábeis e pós-graduação em Administração Penitenciária; já foi chefe de plantão e do setor de trabalho do Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas.

IMG_1055

“Prestamos atendimento aos reeducandos dos regimes semiaberto e aberto, aos liberados condicionais e em prisão domiciliar, aos que estão realizando trabalho externo e aos egressos. Nossa missão é possibilitar a reintegração do indivíduo, buscando a redução da reincidência criminal. Queremos, assim, como unidade assistencial, a valorização pessoal e profissional desses indivíduos”, assegurou em discurso. Ela está na direção do Patronato desde 15 de junho.

Também participaram da solenidade o superintendente de Políticas Penitenciárias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Rafael Garcia Ribeiro (que no ato representou o secretário Sílvio Maluf); o vice-prefeito de Três Lagoas, Luiz Akira; os secretários municipais Ruiller César Ferreira Dias (Administração) e Antônio Rialino (Meio Ambiente); o presidente do Conselho da Comunidade, José Antônio Rodrigues; o delegado de Polícia Civil, Rogério Fernando Faria (representando a Delegacia Regional); o tenente PM Vêncio (representando o 2º Batalhão), o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Rosenacker; o chefe de Gabinete, Dumas Torraca, além de diretores de unidades prisionais de Três Lagoas, Cassilândia, Paranaíba, Bataguassu e Naviraí.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.