Agepen e Prefeitura de Jateí discutem ações de reinserção para detentas

Categoria: Parceria | Publicado: segunda-feira, fevereiro 26, 2018 as 09:35 | Voltar

Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, recebeu em seu gabinete, na última sexta-feira (23.2), o prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite, para discutir ações de reinserção social para reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Luiz Pereira da Silva” (EPJateí).

Durante o encontro, que contou ainda com a participação do promotor de justiça de Fátima do Sul, Romão Ávila Milhan Júnior, as autoridades falaram sobre a possibilidade da utilização de mão de obra de detentas de Jateí pela Prefeitura, contribuindo para a limpeza e manutenção da cidade.

Conforme o prefeito Eraldo Jorge Leite, já existe uma proximidade muito grande entre a sociedade local e as ações desenvolvidas no presídio, entre elas a exposição de produtos artesanais feitos pelas internas em feiras locais.

Outro assunto em pauta foi a construção do espaço Materno Infantil, da Brinquedoteca e do novo setor de saúde da unidade prisional. A intenção é que haja uma união de esforços das várias instituições ligadas ao sistema penitenciário para a efetividade das obras.

O diretor-presidente da Agepen agradeceu o empenho das autoridades e destacou que parcerias são fundamentais para que o sistema prisional possa proporcionar um cumprimento de pena eficaz e humanizado, sendo o processo de ressocialização benéfico para toda a comunidade, já que diminuí a possibilidade de reincidência criminal, reduzindo os índices de violência.

Também participaram da reunião o procurador jurídico da Prefeitura de Jateí, João Paulo Lacerda; a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro; o diretor de Administração e Finanças, Arnold Rosenacker; o chefe de Gabinete, Pedro Carrilho de Arantes, e a chefe da Divisão de Trabalho, Elaine Cristina Alencar Cecci.