Agepen e Prefeitura de Três Lagoas discutem ampliação de parceria para utilização de mão de obra prisional

Categoria: Ressocialização | Publicado: segunda-feira, janeiro 16, 2017 as 08:03 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Parceria entre Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Conselho da Comunidade e Poder Judiciário está garantindo a participação de 30 internos do Centro Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus” no trabalho de preservação e limpeza das áreas verdes da cidade, garantindo remuneração e remição da pena para os detentos do regime semiaberto.

Com intuito de ampliar essa parceria, reuniram-se na última semana, no Paço Municipal de Três Lagoas, o prefeito da cidade, Ângelo Guerreiro, juntamente com o secretário Municipal de Administração, Gilmar Tabone, o diretor do Centro Penal, José Antônio Garcia Sales, e o chefe do setor de Trabalho do presídio, Joaquim Machado da Silva.

Para o prefeito Ângelo Guerreiro, é possível otimizar o trabalho do município com o apoio dos internos e, por isso, solicitou um aditivo no Termo para ampliar em 25% a prestação de serviço de jardinagem, cuidando de praças, canteiros e das lagoas. Além disso, Guerreiro avaliou a legalidade de formular um novo Termo de Cooperação para atender demandas de outros setores da cidade. “Podemos reforçar esse trabalho nas escolas, com pinturas e pequenas reformas nas unidades”, pondera.

Para diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, estimular a implantação de frentes de trabalho em todas as unidades do Estado é uma necessidade e um objetivo permanente da instituição. “Quanto mais internos estiverem trabalhando, melhor para o sistema prisional e para a sociedade, porque isso aumenta as chances de ressocialização e devolve pessoas melhores à sociedade”, afirma Stropa.