Campo Grande (MS) – Foco na valorização dos servidores e mais projetos de reinserção social são algumas das propostas dos agentes penitenciários empossados nesta sexta-feira (8.3) para dirigirem duas grandes unidades prisionais de Campo Grande. Mauro Augusto Ferrari de Araújo é o novo diretor do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Máxima), já o Presídio de Trânsito (Ptran) agora está sob o comando de Paulo da Silva Godoy, que deixou a direção da Máxima para assumir a nova função.
As designações dos dois dirigentes foram oficializadas pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (8.3). As solenidades de posse ocorreram nesta manhã com a presença do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, e do presidente do Conselho Penitenciário Estadual, Christopher Scapinelli, além de diretores de presídios e chefias da agência penitenciária.
Em discurso, o diretor-presidente pontuou que as mudanças fazem parte do processo de evolução da Agepen e não representam que alguém falhou em sua missão. Conforme Aud Chaves, todos os trabalhos desenvolvidos pelos agentes penitenciários são importantes, independentemente de estarem em cargos de direção. “Nada seria possível de ser feito se não tivéssemos tantos servidores comprometidos com a instituição. Pedimos a Deus que dê a todos nós sabedoria e saúde, para que possamos tornar a Agepen melhor a cada dia”, disse.
Sobre a nova missão de dirigir a maior penitenciária de Mato Grosso do Sul em volume de presos, Mauro Ferrari, admitiu que é “uma missão árdua”, mas que buscará abrir novas frentes de ocupação produtiva para os internos, com mais oficinas de trabalho, bem como desenvolver ações que contribuam para o bem-estar funcional dos servidores. “A Máxima acaba sendo o centro das atenções das unidades penais do Estado, por conta de suas caraterísticas; é um desafio muito grande, mas conto com o apoio da equipe de servidores, pois temos que nos unir, nos preparar e nos fortalecer para obtermos conquistas”, enfatizou, agradecendo a confiança da direção da Agepen ao designá-lo para o cargo.
No Ptran, o Paulo Godoy destacou que, buscará implantar experiências de sucesso realizadas como diretor em seu antigo presídio, como a ocupação laboral de detentos em projetos social voltados à população. “Estamos verificando a possibilidade de desenvolvermos aqui uma oficina de confecção de cadeiras de rodas com bicicletas apreendidas pela justiça e também de produzirmos artesanatos com as sobras de peças dessas bicicletas”, informou. “Vamos buscar mais postos de trabalho para esta unidade e fazer o mesmo esforço de humanização que realizamos na Máxima. Somada à experiência dos servidores daqui do presídio de Trânsito, buscaremos realizar um ótimo trabalho”, declarou.
Godoy assumiu em substituição ao agente penitenciário Claudiomar Suszek, que estava na direção do Presídio de Trânsito desde julho de 2015, período em que foram realizadas várias melhorias na unidade prisional, entre elas a reestruturação da portaria, possibilitando maior segurança nas revistas e controle de acesso ao presídio.
Currículo
Mauro Augusto Ferrari de Araújo é servidor de carreira da Agepen desde 2008. Formado em Educação Física, possui pós-graduação em Segurança Pública com ênfase em Gestão Prisional. O agente penitenciário respondeu como diretor do Estabelecimento Penal de Corumbá, entre janeiro de 2017 e março de 2018.
Paulo da Silva Godoy é servidor da Agepen há cerca de 20 anos. Formado em Psicologia, possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e é mestrando em Psicologia.
No sistema penitenciário, desenvolveu diversas funções, entre elas como chefe da Divisão de Contrainteligência da Gerência de inteligência do sistema penitenciário (gisp) e chefe do núcleo de logística da gerência de inteligência, além de ter assumido, interinamente, como gerente de inteligência. Estava à frente da direção do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho desde 3 de abril de 2017.
Também participaram das solenidades de posse os diretores de área da Agepen: Acir Rodrigues (Operações), Arnold Rosenacker (Administração e Finanças) e Elaine Arima Xavier Castro (Assistência Penitenciária); além do chefe de Gabinete, Pedro Carrilho de Arantes e do gerente de Inteligência Penitenciária, Pedro Paulo Prieto, e de chefias de Divisões e diretores de unidades da Agepen.