A direção da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) realizou, nessa quinta-feira (13.4), a entrega de uma placa de agradecimento pela bem-sucedida operação de retomada da ordem e disciplina no Estabelecimento Penal de Cassilândia no último dia 22 de março.
No diploma de mérito, a agência penitenciária presta homenagem como uma forma de reconhecimento e parabeniza os integrantes do grupamento especial “pela bravura demonstrada e pelos excelentes serviços prestados” em todo transcorrer da ação de intervenção e contenção dos presos, que contribuiu, significativamente, para a minimização de danos.
O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, enalteceu o trabalho dos integrantes do grupamento durante a operação. “Conseguiram fazer isso de uma forma bem coerente, com aplicação responsável das técnicas. Então, parabenizo vocês e entrego essa placa em nome de toda a diretoria da Agepen”, afirmou, ressaltando o empenho conjunto de outros setores da instituição e união de forças para a solução da situação de crise.
O comandante do COPE, Rangel Schveiger, estendeu o reconhecimento a todos os integrantes do grupamento. “Isso é resultado do treino e muita dedicação de nossos servidores. Agradeço à Agepen e a parceria de todos os envolvidos, inclusive de outros grupamentos”, disse, reforçando o “espírito de prontidão” que todo integrante do Comando de Operações Penitenciárias trabalha.
Fardamento
Na oportunidade, a direção da Agepen realizou também a entrega de calças táticas e aos operacionais COPE, em conformidade com o uniforme que é regulamentado em Lei para o grupamento.
A entrega é uma complementação ao repasse já realizado pela instituição, que contemplou, ainda, camisa tática, cinto operacional (com coldre, porta-carregador e porta-algema), meia longa e coturno (impermeável, respirável e com palmilha anatômica), disponibilizadas em dezembro.
A aquisição foi feita com repasse do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), na modalidade “Fundo a Fundo”, do exercício de 2021. É resultado de mais de um ano de trabalho da Diretoria de Administração e Finanças da agência penitenciária, por meio da Divisão de Compras e Suprimentos e do Núcleo de Compras, que desenvolveu toda a parte burocrática para que o processo se efetivasse. Do fardamento previsto, restam apenas agora as boinas, que ainda depende de entrega por parte do fornecedor.
Presente na entrega, o diretor-geral da Polícia Penal de MS, Creone da Conceição Batista, reforçou o processo de estruturação que o COPE vem conquistando e relembrou a construção da base do comando quando ainda era diretor do Presídio de Trânsito. “Demos total apoio à essa base, anexa ao presídio, porque sempre acreditamos no trabalho operacional de vocês”, destacou.
Também participaram da entrega o diretor de Operações Raul Ramalho, o diretor de Administração e Finanças, Anderson Pimentel, diretora de Assistência Penitenciária, Maria de Lourdes Delgado, chefe de Gabinete, Luiz Rafael de Melo Alves, o chefe da Divisão de Compras e Suprimentos, Elvis de Oliveira Viração, diretores de unidades penais do Complexo do Jardim Noroeste, entre outros.