Campo Grande (MS) – O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, realiza nesta quarta-feira (2) a solenidade de lançamento oficial do Módulo Mulher do Sistema Penitenciário.
O evento acontece a partir das 8h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, auditório Tertuliano Amarilha, como parte das ações alusivas ao “Mês da Mulher”.
Na oportunidade, também será realizada a segunda reunião dos membros do Comitê Estadual de Acompanhamento, Avaliação e Efetivação dos Direitos das Mulheres Presas e Egressas da Agepen.
O Módulo Mulher é um sistema informatizado de dados da agência penitenciária, para gerenciar informações sobre a população carcerária feminina, com o objetivo colher informações específicas de gênero, que auxiliarão na promoção de ações e políticas públicas efetivas voltadas a esse público.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o sistema também atende às diretrizes da Portaria Interministerial nº 210, de 16 de janeiro de 2014, que instituiu a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional.
Durante o evento, será apresentado um diagnóstico realizado pela Agepen sobre a população carcerária feminina. O estudo será demonstrado à comissão para avaliação e sugestões, para sua finalização e entrega oficial ao governador Reinaldo Azambuja.
Atualmente, as mulheres representam 8,8% dos custodiados da Agepen; são 1.314 detentas de um total de 14.913 internos no Estado, conforme Mapa Carcerário de fevereiro.