A Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) é um documento emitido pelos regimes da previdência para comprovar o tempo de contribuição previdenciária de um trabalhador, bem como seus salários durante esse período. A Divisão de Recursos Humanos da Agepen destaca que a solicitação da CTC ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para fins de averbação de tempo de serviço, é realizada totalmente pela internet.
Para isso, basta acessar a página virtual: https://meu.inss.gov.br. Efetuar o login, acessar o link: SERVIÇOS -> MAIS ACESSADOS ->AGENDAMENTOS/SOLICITAÇÕES->APOSENTADORIAS E CTC E PECULIO ->CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (a distância).
Importante destacar que, antes de fazer o acesso, o servidor deverá solicitar, por e-doc, à DRH a Declaração Funcional “para fins de comprovação ao INSS”. O documento é obrigatório e deverá ser anexado junto ao pedido on line feito ao INSS.
Assim que obtiver a Certidão de Tempo de Contribuição no INSS (que será disponibilizado no perfil do usuário no portal), o servidor deverá encaminhar à DRH novo Requerimento de Averbação, com data atualizada. Esse requerimento está disponível no botão Downloads do Site da Agepen.