Agepen orienta servidores sobre a Certidão de Tempo de Contribuição para fins de averbação

Categoria: Informe DRH/Agepen | Publicado: quarta-feira, janeiro 5, 2022 as 07:30 | Voltar

A Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) é um documento emitido pelos regimes da previdência para comprovar o tempo de contribuição previdenciária de um trabalhador, bem como seus salários durante esse período. A Divisão de Recursos Humanos da Agepen destaca que a solicitação da CTC ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para fins de averbação de tempo de serviço, é realizada totalmente pela internet.

Para isso, basta acessar a página virtual: https://meu.inss.gov.br. Efetuar o login, acessar o link: SERVIÇOS -> MAIS ACESSADOS         ->AGENDAMENTOS/SOLICITAÇÕES->APOSENTADORIAS E CTC E PECULIO ->CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (a distância).

Importante destacar que, antes de fazer o acesso, o servidor deverá solicitar, por e-doc, à DRH a Declaração Funcional “para fins de comprovação ao INSS”. O documento é obrigatório e deverá ser anexado junto ao pedido on line feito ao INSS.

Assim que obtiver a Certidão de Tempo de Contribuição no INSS (que será disponibilizado no perfil do usuário no portal), o servidor deverá encaminhar à DRH novo Requerimento de Averbação, com data atualizada. Esse requerimento está disponível no botão Downloads do Site da Agepen.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

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