A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) também esteve presente na ação promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, que reuniu centenas de pessoas na “Caminhada para inclusão – ninguém fica para trás”, no Centro de Campo Grande, nessa terça-feira (21.3).
A policial penal Vanessa Saad Mariano Acuña, do Núcleo de Apoio ao Servidor, representou a agência penitenciária no evento e destacou a importância de a instituição se fazer presente. “Foi uma manhã muito produtiva, com ações que destacam as conquistas e habilidades das pessoas com Síndrome de Down, visando a inclusão escolar, social e profissional”, disse.
Para o vice-governador do Estado, Barbosinha, foi fundamental ter toda estrutura do Governo presente e empenhada na ação. “Somos uma gestão em que ninguém fica para trás”, destacou. “Esse é o Governo da inclusão, da sensibilidade e que cada vez mais tem buscado trazer essas instituições do terceiro setor, que suprem uma lacuna tão importante, e que contribuem trazendo para dentro da nossa estrutura e sendo partícipe deste processo e do nosso projeto de Governo para esses quatro anos. Esse é o Governo inclusivo que a gente defendeu e que está colocando em prática, apoiando iniciativas como esta, neste dia tão simbólico para as pessoas com Síndrome de Down”, declarou.
O evento foi organizado pela Sead (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos), com apoio da SED (Educação), Setescc (Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Sanesul.
Em Mato Grosso do Sul o trabalho com as pessoas com Síndrome de Down tem ações por meio de diversos órgãos como a Copesp (Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial) da SED, universidades e Organizações da Sociedade Civil, por exemplo, as APAEs, Associação Pestalozzi e a Associação Juliano Varela.
Instituições essas que contam com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio de repasses efetuados via chamamento público, também realizados pela Sead.
Além da Agepen e demais órgão do Executivo, a caminhada contou com a participação de representantes do Legislativo municipal, estadual e federal, Defensoria Pública e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) também participaram da caminhada.
Com informações da Sead.