Campo Grande (MS) – Servidores penitenciários irão participar do 1º Curso Operacional de Inteligência do Sistema Penitenciário (COISP). Com carga horária de 48 horas/aula, a capacitação acontecerá na próxima semana, em Campo Grande.
Promovido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (GISP) e da Escola Penitenciária (Espen), o curso tem como objetivo qualificar os servidores, de diferentes áreas de atuação, com foco no aprimoramento de técnicas específicas voltadas à realidade do sistema prisional.
Para a ministração das aulas, a capacitação terá o apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE); do 6º Batalhão de Inteligência Militar do Exército Brasileiro; e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Dentre os temas que serão abordados durante o curso estão gerenciamento de crises; procedimentos em ocorrências envolvendo explosivos; ocorrências críticas em unidades prisionais; técnicas de procedimentos com armas de fogo; armamento; atendimento pré-hospitalar de combate; e técnica operacional de entrevista.
O curso é voltado para servidores que atuam na GISP da Agepen, e também contará com agentes penitenciários de diferentes unidades penais. Ao todo, 24 servidores da capital e interior participarão do curso, que terá duração de cinco dias, em período integral.